Bolsa de Valores X Pandemia: Veja picos e quedas do índice Ibovespa

0

Com a chegada do surto do coronavírus no Brasil, a economia sofreu um grande impacto devido às medias de isolamento social.

Diversas empresas tiveram que fechar as portas ou encontrar soluções paliativas para continuar operando.

Essa situação não foi exclusiva de pequenas e médias empresas, as grandes também foram impactadas.

Um reflexo disso foi demonstrado na variação do Ibovespa neste período. Em janeiro, o índice estava próximo de 120 mil pontos, máxima histórica.

No auge do isolamento social, apresentou uma grande queda, chegando a quase 63 mil pontos.

Com a retomada ainda que tímida da economia e o relaxamento das medidas de isolamento social, os investidores voltaram a ficar otimistas com a bolsa, elevando o índice novamente ao patamar de 100 mil pontos no dia 10 de julho.

A STILINGUE  – plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português – fez um levantamento nas mídias sociais entre os dias 14 de junho e 12 de julho para entender o comportamento das publicações diante do contexto

Gráfico: publicações ao tempo | Período: 30 dias

O gráfico mostra o retrato dos dias que mais publicam sobre a bolsa de valores, que são durante a semana, dias que a bolsa opera.

Ao analisar a semana anterior, 10 de julho foi o dia com mais publicações, quando o índice voltou para os 100 mil pontos.

A semana apresentou 21% mais comentários do que a semana anterior.

Os principais canais que concentram as temáticas são

O Twitter é o principal canal, seguido de Blog, Youtube e Facebook.

O Youtube é bastante usado entre especialistas do assunto para comentar a situação da bolsa, além de também publicarem dicas sobre investimentos.

Perfil & Sentimento

As publicações são em sua maioria do público masculino, em segundo as organizações e por fim as mulheres.

Os dados apontam que há espaço para as mulheres desenvolverem o tema sobre a bolsa de valores.

E, por fim, durante os trinta dias analisados, os comentários positivos e negativos apresentaram valores aproximados.

O que estão publicando?

Período: 14/jun a 12/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indica a relevância dos assuntos nas discussões

Período: 14/jun a 12/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indica a relevância dos assuntos nas discussões

A partir das publicações dos últimos 30 dias, podemos afirmar que tivemos variações de alta e de queda durante o período além de ter influência do mercado exterior no valor da bolsa.

Ainda as publicações contendo análise do índice da bolsa e quais tipos de ações são interessantes para a criação de uma carteira de investimento, configurado como renda variável.

Além de conter dicas de como se tornar um day trader para operar na bolsa de valores e assim conseguir o máximo de retorno do valor investido.

Por outro lado, também temos a discussão sobre a renda fixa e o tesouro direto como um dos tipos de investimento comentado.

Por Fernanda Bernardini, Executiva de atendimento Sênior