Bolsa Família pode acabar: Conheça o Renda Brasil

0

O Bolsa Família pode estar com os seus dias contados e quem anunciou isso não foi ninguém menos que o ministro da Economia Paulo Guedes. O programa do Bolsa Família como vários outros programas sociais como o auxílio emergencial podem ser substituídos pelo programa Renda Brasil.

Porém, mesmo que o governo tenha anunciado está mudança, ainda não se sabe muito sobre o programa Renda Brasil ou como o mesmo vai funcionar. No entanto, Paulo Guedes, afirmou que 38 milhões do brasileiros cadastrados no Auxílio Emergencial terão direito ao novo benefício. O Renda Brasil deve ser ampliado para os trabalhadores informais, ambulantes, diaristas e outros trabalhadores que também não possuem carteira assinada.

bolsa familia

Quanto o Renda Brasil pode pagar aos brasileiros?

As informações declaradas por Guedes é de que o Renda Brasil deva aproveitar as bases de dados do Auxílio Emergencial e deve ter um valor baseado no valor do benefício. Caso o programa tome forças e realmente aconteça, a previsão é que o programa pague parcelas que podem varias de R$ 300 e R$ 600.

Além disso, também é uma possibilidade que novas regras trabalhistas sejam consideradas para os pagamentos do Renda Brasil,  levando em conta que o ministro citou as mudanças nas leis trabalhistas e na CLT durante anúncio de mudança de programas.

O Renda Brasil ainda deve unificar diversos programas sociais em um único programa, pois de acordo com o governo os benefícios existentes são ineficientes e não atingem os brasileiros com maiores dificuldades financeiras.

Posicionamento de Bolsonaro 

De acordo com o que o presidente Bolsonaro já informou, o mesmo é a favor do Renda Brasil e defendeu a reformulação do programa social dizendo que o governo não deve fornecer esmolas para os menos favorecidos. Para ele, mais do que liberar valores mensais, é preciso conceder a oportunidade de empregos, aprovando também a proposta do Verde e Amarelo.