Bolsa Família: Entenda como funciona, conheça os requisitos e valores

0

Você sabe como funciona a Bolsa Família? No artigo de hoje vamos esclarecer detalhes sobre este benefício. Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

O que é Bolsa Família 

Este é um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, o objetivo deste benefício é combater a pobreza e a desigualdade no Brasil. A bolsa foi família foi criado em outubro de 2003 o mesmo possui três eixos principais: 

  1. Para o complemento de renda;
  2. acesso a direitos;
  3. Articulação com outras ações de modo a estimular o desenvolvimento das famílias.

Como solicitar o benefício? 

Primeiramente é necessário ter cadastro no CadÚnico, em certas cidades a prefeitura disponibiliza posto de atendimento para fazer cadastro presencial. 

Logo é enviado à caixa uma lista das famílias que estão aptas a receber o benefício de acordo com o cadastro feito. 

Quais são os requisitos para solicitar o benefício?

  1. É necessário possuir e comprovar baixa renda;
  2. Possuir crianças ou adolescentes, que estejam vivendo em situação precária de pobreza;
  3. Ser gestante / Estar em processo de amamentação.
Foto: Rafael Zart/ASCOM/MDSA
Agência Brasil Foto: Rafael Zart/ASCOM/MDSA

Atualização do cadastro 

Todo beneficiário precisa atualizar seu cadastro a cada dois anos, isto é necessário para garantir que o benefício realmente está sendo pago para quem precisa, para isto o mesmo tem que comparecer até o local disponibilizado pela prefeitura.

Valores do benefício 

Benefício Variável

Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham em sua composição gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O valor de cada benefício é de R $41,00 e cada família pode acumular até 5 benefícios por mês, chegando a R $205,00.

Benefício Variável de 0 a 15 anos


Destinado às famílias que tenham em sua composição, crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O valor do benefício é de R $41,00.

Benefício Variável Jovem

Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composição adolescentes entre 16 e 17 anos. O valor do benefício é de R $48,00 por mês e cada família pode acumular até dois benefícios, ou seja, R $96,00.

Benefício Variável à Gestante


Destinado às famílias que tenham em sua composição gestante. Podem ser pagas até nove parcelas consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a gestação tenha sido identificada até o nono mês. O valor do benefício é de R $41,00.

Benefício Variável Nutriz


Destinado às famílias que tenham em sua composição crianças com idade entre 0 e 6 meses. Podem ser pagas até seis parcelas mensais consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a criança tenha sido identificada no Cadastro Único até o sexto mês de vida. O valor do benefício é de R$ 41,00

Por Laís Oliveira.