Bons empreendimentos para cidades pequenas: Veja as alternativas

0

As cidades pequenas e médias são as grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de postos de trabalho no país.

Em sua maioria, as “pequenas” cidades sobrevivem de três coisas: dos repasses de impostos, da agricultura de subsistência e dos benefícios do governo.

Oportunidade de empreendimentos

Esquecidas por grandes marcas, as cidades do interior do país escondem uma enorme oportunidade para abrir uma empresa ou até mesmo para empresas que querem crescer.

Embora representem 95% dos municípios do país, locais com até 100 mil habitantes ainda são negligenciados e carecem de produtos e serviços, apesar de contarem com um grande número de pessoas ávidas por consumir e dispostas a gastar.

Embora as capitais e as regiões metropolitanas realmente tenham melhor infraestrutura e acesso a fornecedores, o interior tem potencial enorme para os negócios, e muitas cidades não ficam para trás nesses aspectos.

Vantagens de abrir um negócio em uma cidade pequena

Existem diversas vantagens que podem ser obtidas por meio da abertura de uma empresa em cidade pequena. Entre as principais podemos citar:

  • concorrência menor, pelo fato do mercado ser menos competitivo, o tempo para que consiga se destacar e alcançar um bom lucro é reduzido;
  • várias oportunidades para serem exploradas, já que em alguns locais os produtos e serviços quase não chegam;
  • quase todos os indivíduos se conhecem, isso facilita o alcance do reconhecimento na região e a indicação dos clientes para pessoas próximas;
  • agilidade, já que em uma cidade menor tudo é mais perto e rápido, além do acesso ao estabelecimento ser mais simples.

A rotina simples e descomplicada é o principal atrativo para o público, que valoriza a qualidade de vida na cidade pequena. 

Designed by @yanalya / freepik
Designed by @yanalya / freepik

Melhores cidades para abrir um negócio no interior

De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), cada vez mais aumenta o número de redes em cidades fora do eixo Rio-São Paulo, um processo conhecido como interiorização.

Veja as melhores cidades para empreender e mesmo que não more em uma delas, saiba que é possível apostar em controlar a distância, ou ainda montar franquias em nichos não tão comuns no mercado.

  • Sumaré, SP
  • Campinas, SP
  • Lavras, MG
  • Viçosa, MG
  • Pinhais, PR
  • Araraquara, SP
  • Santos, SP

Nichos de mercados

Veja algumas ideias não tão comuns para abrir um negócio em cidades pequenas

  1. Alimentação plant-based
  2. Drones
  3. Soluções digitais customizadas
  4. Mídia Paga
  5. Dropshipping
  6. Cosméticos e produtos naturais
  7. Coworking 
  8. Soluções para pagamento digital

Abrir o negócio pode ser a solução

Além dos nichos que citamos, de acordo com o Terra Empresas, algumas áreas de atuação que costumam dar certo em cidades do interior são alimentação, manutenção (consertos), estética, moda e vestuário e produtos farmacêuticos (de pessoas e animais).

Para isso, abra o negócio de forma correta, sem preocupação, aliando com planejamento e estratégia para um crescimento contínuo e duradouro.