Bons motivos para criar uma reserva de emergência em 2021

Mudar a vida financeira não é uma tarefa simples, mas com certa disciplina e foco é possível viver com mais tranquilidade

0

Muitos brasileiros têm a intenção de mudar de vida em termos financeiros com a chegada de um novo ano.

Esse desejo comum passa por diferentes fases, conforme a realidade de cada pessoa, mas entre os principais objetivos estão quitar dívidas em atraso, gastar com mais consciência e começar a investir. 

Existem diversas dicas no mercado financeiro que atendem às expectativas de quem deseja negociar débitos, limpar o nome e lidar com o dinheiro de forma diferente.

No entanto, um ponto essencial que precisa ser colocado em pauta é a necessidade de montar uma reserva de emergência.

Veja bons motivos para criar uma reserva de emergência:

Segurança

A reserva de emergência pode ser comparada a um seguro, porque visa a proteção contra eventos inesperados de qualquer natureza, como: necessidade de reforma inesperada na casa, desemprego, acidente de carro, problemas de saúde, entre outros.

Nenhum desses eventos são desejáveis, mas acontecem. 

Flexibilidade

Sem dúvidas, ter uma reserva de emergência coerente à sua percepção de risco para eventos inesperados, ajuda a vivenciá-los sem grandes consequências.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Assim, embora não exista uma regra geral para o valor da reserva de emergência, ela precisa ser suficiente para te ajudar a atravessar momentos difíceis com tranquilidade.

Rentabilidade

Aquela história de dinheiro guardado debaixo do colchão já passou.

Escolhendo um bom banco para investir sua reserva de emergência, conquistada mês a mês, você terá além de segurança, uma boa rentabilidade.

Uma dica importante é evitar colocar sua reserva de emergência em produtos voláteis e variáveis, pois é um investimento de maior cautela e a finalidade é trazer tranquilidade, sendo CDBs de renda fixa uma ótima opção. 

Acessibilidade

Como o próprio nome da reserva sugere, a emergência não avisa a hora que vai chegar.

Portanto, é fundamental contar com liquidez, ou seja, fácil acesso ao dinheiro assim que necessário.

Priorize um formato de resgate rápido deste recurso, preferencialmente, liquidez diária (D+0 ou D+1).