Site icon Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

BPC/Loas: Benefício do INSS para quem nunca contribuiu com a Previdência

bpc loas

Muitas dúvidas sobre direito aos benefício do INSS apareceram durante a pandemia.

Uma delas questionam a possibilidade da concessão de benefícios sem nunca ter feito uma contribuição à previdência social.

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), é concedido pelo INSS aos cidadãos que nunca fizeram recolhimento à Previdência Social.

Muitas vezes confundido com uma aposentadoria, por ser distribuído pelo INSS, o BPC/Loas é um benefício assistencial, pois não houveram contribuições à previdência antecedentes.

O valor do benefício é de um salário mínimo vigente, viabilizando assistência para quem nunca contribuiu com o INSS.

Requisitos para concessão do Benefício

O cidadão tem de se enquadrar em 5 especificações determinadas pelo INSS:

Existe a obrigatoriedade da inscrição no CadÚnico (Cadastro Único), caso ainda não seja inscrito, deverá realizar o procedimento antes de solicitar o benefício.

Basta comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade.

Documentação Necessária:

A solicitação do benefício pode ser realizada de maneira presencial, na agência do INSS de sua cidade, ou remota, pelo site ou aplicativo “Meu INSS”.

Entrar em contato com a Central Telefônica de Atendimento do INSS em caso de dúvidas, pelo número 135.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Sair da versão mobile