BPC: Segurados podem pedir desbloqueio do benefício por canais remotos do INSS

0

Foi publicada nesta quinta-feira (5) pela Portaria do Instituto Nacional do Seguro Social, o direito para segurados que tiveram o LOAS/BPC suspensos ou cessados por motivos de não inclusão no Cadastro Único, ou por outros motivos.  

Por onde fazer esse desbloqueio? 

O desbloqueio poderá ser feito por meio dos canais remotos do INSS, como site e aplicativo Meu INSS e o telefone 135. 

O que é BPC/LOAS? 

O benefício Assistencial ou Benefício de Prestação Continuada, é um benefício de caráter assistencial que é pago pela previdência social que tem o objetivo de garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuem meios de prover à pròpria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Este benefício pode ser requerido aos idosos com idade acima de 65 anos e para as pessoas deficiêntes. 

BPC/LOAS

O que será analisado para a reativação do benefício? 

O segurado que teve seu benefício LOAS suspenso ou cessado, será verificado no CadÚnico, para verificar se há indícios de irregularidades. Os principais motivos são: 

  • Ausência de saque do benefício;
  • Não realizar a comprovação de vida;
  • Se o cadastro no CadÚnico está atualizado. 

Reativação do benefício 

Assim que o benefício for reativado, deverão ser pagos todos os valores durante o período em que o benefício esteve suspenso ou cessado.

Estes pedidos foram limitados até o dia 30 de novembro e determinou que as antecipações sejam pagas até o dia 31 de dezembro, esta antecipação é de R$ 600.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Com informações do G1 adaptado por Laís Oliveira Jornal Contábil