BPO Financeiro é uma boa solução? Confira todas as vantagens e ganhos

São várias as vantagens para os optantes pela terceirização das rotinas financeiras, administrativas e contábeis através do BPO Financeiro.

São várias as vantagens para os optantes pela terceirização das rotinas financeiras, administrativas e contábeis através do BPO Financeiro.

O objetivo desse conteúdo é, de maneira simples, mostrar os ganhos reais que você poderá ter ao optar pelo outsourcing financeiro.

Redução de custos

O primeiro ganho real que você terá com o BPO Financeiro é a redução de custos. E por que isso? Simples,  qualquer atividade da rotina financeira, administrativa e contábil demanda pessoas. Essas pessoas, muitas vezes especialistas, possuem um salário, benefícios, férias, e demais exigências da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Outro ponto que resulta em despesas, é o armazenamento e a manipulação de documentos, sejam físicos ou virtuais. Com a terceirização através do BPO Financeiro, o contrato é realizado com uma empresa terceirizada que faz a entrega combinada a partir de equipe própria, na maioria das vezes, não exclusiva a sua empresa.

Importante que ao negociar o contrato fiquem muito claras as atividades que o BPO realizará, com quantas pessoas e qual o tempo disponibilizado em horas. Dessa forma você poderá comparar qual o custo de uma operação própria comparado à terceirização. 

E se você for profissional autônomo, provavelmente a sua operação financeira não será grande o que possibilita economia na hora de contratar. Além disso, o número de horas despendidas por um especialista em finanças será muito menor do que o gasto por você em um sábado pela manhã ou à noite.

Aumento da produtividade

Além da redução de custos, o aumento da produtividade é visível, tanto em uma pequena empresa – pois os empregados não são desviados de sua atividade fim para as rotinas administrativas e financeiras – quanto para o profissional liberal, dono do negócio, que pode usar o seu tempo para o desenvolvimento do negócio ou para o descanso.

A eficiência – fazer melhor com menos recursos – surge no momento que os processos incluídos na terceirização podem ser realizados de maneira rápida, sem riscos e com o máximo de segurança por profissionais especializados.

Com o BPO Financeiro os erros em pagamento de tributos, emissão de notas fiscais, pró labore, salários, demonstrativos, livro caixa e muitos outros, são minimizados e praticamente desaparecem.

Outro fator importante que aumenta a produtividade é que as empresas que oferecem o BPO Financeiro aliado à contabilidade, investem em tecnologia que garante tranquilidade para seus clientes e o custo desse investimento é diluído nos vários contratos.

Também através da tecnologia é possível ter relatórios gerenciais e de rotina apertando apenas um botão ou programando para um período específico.

Maior segurança de dados

Praticamente todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, hoje em dia são digitais.

A integração com órgãos públicos com a Receita Federal, Prefeituras  e Juntas Comerciais não permite amadorismo ou falta de segurança no armazenamento e disponibilização dos documentos e demonstrativos.

O BPO Financeiro, através de contrato, entrega, além do seu serviço, a segurança dos seus dados através de criptografia e nuvens integradas e seguras.

Ao terceirizar seu financeiro você estará entregando ao parceiro muitos dados confidenciais que precisam ser guardados em segurança. Além da necessidade legal, nestes documentos está a história e o futuro da sua empresa.

Tomada de decisões estratégica

engana-se quem acha que o BPO trabalha apenas com as rotinas e entrega burocracia. A partir dos cálculos, estatísticas e das incursões conjuntas de contabilidade e finanças, é possível ter um panorama muito claro da saúde financeira da empresa. E não só isso.

É possível ter um excelente horizonte sobre pagamento de fornecedores, antecipações, investimentos, pessoas, tecnologia e processos.

O papel dos cientistas de dados é extrair dos dados elementos importantes para a tomada de decisão no negócio, com segurança e certeza.

O empreendedor de posse dos dados gerenciais se utiliza do arsenal de informações levantado pelo BPO Financeiro no dia a dia da empresa. Eles são fundamentais para entender os cenários de investimento, retração, crescimento, etc.

Facilidades que o BPO Financeiro proporciona aos profissionais liberais, micro e pequenas empresas

Além das vantagens que elencamos acima, o BPO Financeiro proporciona aos empreendedores profissionais liberais, micro e pequenas empresas, uma série de facilidades que devem ser levadas em conta sempre que tiver a opção de operação própria ou terceirização.

1. Fazer pagamentos a funcionários e fornecedores

As rotinas de pagamento de fornecedores e empregados é uma das mais complexas porque estão relacionadas ao tempo gasto pelo profissional que as executa.

Os pagamentos podem ser mensais, semanais e até mesmo diários. Com o suporte do BPO Financeiro, isto deixa de existir pois as ações são automatizadas e alinhadas ao fluxo de caixa da empresa com um excelente ganho de eficiência.

2. Faturamento e acompanhamento financeiro de pós vendas 

Uma questão muito importante porque sendo comércio ou serviços, você não quer vender apenas uma vez.

O faturamento incorporado ao BPO Financeiro, permite que a entrega e cobrança sejam feitas no momento certo, valorizando e ampliando o relacionamento com os clientes.

3. Cobrar clientes inadimplentes

Uma das atividades financeiras mais complicadas é cobrar os clientes inadimplentes. primeiro porque sempre há a dificuldade de se ter certeza que o cliente irá pagar e se pagar, não ficará chateado com a cobrança.

Como suporte do BPO Financeiro, as cobranças passam a ser mais profissionais e respondem a um processo integrado ao caixa da empresa, através da emissão de boletos, por exemplo. E caso a cobrança precise realmente ser feita de maneira mais direta, quem fará é a pessoa terceirizada que está, até mesmo fisicamente, no fornecedor.

4. Gestão da documentação relacionada ao financeiro

Um financeiro organizado é um bom passo rumo ao sucesso. Documentos e comprovantes precisam ser guardados de maneira física ou virtual e devem ter fácil acesso para o caso de fiscalização, participação em concorrências e processos do Fisco.

Hoje existem muitas maneiras de fazer esta gestão de documentação, mas com certeza, a melhor delas é deixar na mão de especialistas que garantirão que ela estará em segurança pelo tempo necessário.

5. Interface com a contabilidade

O melhor dos mundos é integrar as rotinas financeiras à contabilidade. Isto permite um cenário integrado em que o profissional liberal ou o empresário pode ter a visão do todo e planejar suas ações a partir dos dados interligados, muitas vezes, até mesmo com a instituição bancária.

Por: Guilherme Soares, engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School.

Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Fonte: Contabilizei

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.