BPO Financeiro: Tendência nos grandes centros, chega ao interior

O Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, Terceirização de Processos de Negócios, é uma modalidade de contratação de empresa especializada para cuidar e administrar de uma determinada área de um negócio. Tendência nos grandes centros, como São Paulo (SP), o serviço chegou ao interior e promete facilitar a organização e administração de negócios que vão desde pequenos e médios comércios a empresas prestadoras de serviços.

A nova modalidade que, na área Contábil, recebe o nome de BPO Financeiro, promete abraçar a responsabilidade de toda a parte financeira do cliente de forma personalizada, com análise das necessidades da empresa, oferecendo serviços como contas a receber, contas recebidas, contas a pagar, contas pagas, fluxo de caixa, relatórios gerenciais, entre outros. Para uma pequena empresa, que precisa gerenciar diversas obrigações financeiras, contar com uma assessoria na gestão dessas obrigações contribui até para evitar um futuro processo de falência.

De acordo com o Sebrae, de cada quatro empresas no Brasil, uma encerra as atividades antes de completar dois anos de existência. Entre os diversos motivos que traduzem essa realidade, está a burocratização, uma vez que as leis tributárias estão em constante alteração e as obrigações acessórias, quando não são pagas em dia, geram altos juros e multas.

Muitas vezes, o empreendedor não tem tempo e nem perfil para ficar manuseando papéis e fazendo relatórios. A maioria esmagadora das empresas que encerram suas atividades não possuem uma visão clara sobre a saúde financeira do negócio, o que acaba acarretando em tomada de decisões erradas e, por consequência, o encerramento de um sonho. Em contrapartida, um profissional capacitado para atuar na área financeira é oneroso e algumas empresas, além de não ter esta disponibilidade financeira, também não têm um fluxo de trabalho que ocupe este profissional durante o dia todo.

Outros benefícios significativos do BPO:

  • Possuir um profissional capacitado e de confiança para cuidar da parte administrativa/financeira da empresa;
  • Baixo custo financeiro se comparado à contratação de um profissional especializado;
  • Não possuir vínculo trabalhista e também não ter a preocupação da rotatividade de colaboradores;

Outra situação recorrente é a dificuldade que os empresários têm para resolver questionamentos contábeis, devido à burocracia. Com o serviço do BPO Financeiro é possível ter tanto a visão financeira como a contábil do cliente, fazendo com que as pendências fiquem mais fáceis de serem resolvidas.

Embora muitos empresários acreditem que a contratação desse serviço seja custoso, a realidade pode ser diferente quando comparados os benefícios alcançados e os resultados de todo o processo. É sempre importante buscar informação e avaliar as opções disponíveis.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL :MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

*Marcus Vinícius Apóstolo é diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria

Comentários estão fechados.