CadÚnico: Como o cidadão pode descobrir se possui a inscrição?

A inscrição no Cadastro Único do Governo Federal é o primeiro passo para assegurar vários benefícios.

O Cadastro Único é uma espécie de banco de dados sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.

Esses dados são usados pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para elaboração de políticas públicas capazes de possibilitar a melhoria da vida dessas famílias.

Quais são os benefícios que os cidadãos inscritos no CadÚnico podem garantir?

Através do sistema, o cidadão poderá participar de programas como o Bolsa Família (que será substituído pelo Auxílio Brasil) e Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), entre outros. Além de conseguir a isenção de taxas de concursos públicos.

Confira a seguir algumas situações que exigem a inscrição no CadÚnico:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  • Carta Social;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência; e
  • Telefone Popular.

Quais são os critérios para fazer a inscrição no CadÚnico?

Para garantir a inscrição no CadÚnico, as famílias precisam ter algum desses  requisitos, são eles:

  • Receber até meio salário mínimo por pessoa; 
  • Receber até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l; 
  • Viver em situação de rua (podendo ser um só pessoa ou a família nessa situação).

É importante lembrar, que o cadastro também pode ser realizado pelo cidadão que não se encaixar em nenhum desses requisitos, porém necessita da inscrição no CadÚnico para receber um serviço.

Depois de se encaixar em algum desses requisitos, o próximo passo é comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do local onde mora.

Como o cidadão pode descobrir se está inscrito no Cadastro Único?

Como foi mencionado anteriormente, a inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para garantir vários benefícios, por esse motivo é de suma importância que as pessoas verifiquem se possuem ou não inscrição. Essa verificação pode ser realizada de três formas diferentes, são elas:

  • Pelo site Meu CadÚnico;
  • Pelo aplicativo Meu CadÚnico;
  • Pelo número de telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita).

É bom ressaltar, que se o cidadão optar fazer essa pesquisa pelo site ou pelo aplicativo deverá informar seus dados, como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde mora. Será emitida uma certidão, se ele estiver inscrito.

Como atualizar o cadastro?

A atualização do cadastro no CadÚnico pode ser feita no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do inscrito. Nele, informações como: endereço, número de telefone, renda, entre outros podem ser corrigidas.

O que pode acontecer se os dados cadastrais não forem atualizados?

Quando as informações não são atualizadas, o benefício pode ser cancelado e o beneficiário poderá ser excluído do Cadúnico. Anualmente o governo convoca as famílias com dados desatualizados e corrige as possíveis irregularidades.

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