Cadúnico passará por nova revisão e você pode perder benefícios

A cada nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil é feito um pente-fino no CadÚnico para verificar quem está cumprindo os requisitos exigidos

O CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) passará por uma fiscalização realizada pelo Governo Federal e pelo Ministério da Cidadania para verificar os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil.

A verificação servirá para obter informações se as famílias de baixa renda estão ainda atendendo as exigências do programa. Vale ressaltar que na próxima sexta-feira (18) começa uma nova rodada de pagamento do Auxílio Brasil.

Pente-fino no CadÚnico

A cada nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil é feito um pente-fino no CadÚnico para verificar quem está cumprindo os requisitos exigidos para ter direito de receber o benefício. Aquelas famílias que estiverem fora das exigências, ficarão sem receber o dinheiro, ou seja, o pagamento será bloqueado.

Por isso, as famílias devem sempre realizar a atualização no Cadatro Único, sempre que houver mudança de endereço, novo membro na família, morte e outros fatores. Essa atualização deve ser realizada a cada dois anos.

Segundo o Ministério da Cidadania, 17,5 milhões de famílias estão atualmente recerbendo o Auxílio Brasil. O pente-fino no CadÚnico também serve para incluir novas pessoas no programa de transferência de renda. Serão excluidos do Auxílio Brasil, as famílias que apresentarem inconsistências em seus dados ou não estão cumprindo mais os requisitos necessários.

Como evitar o pente-fino do CadÚnico?

A maneira mais segura para você estar em dia com os seus dados no CadÚnico, é realizando uma atualização, para continuar recebendo o benefício. Neste caso será necessário:

Acesse o app ou site do Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS);

Depois que você baixar o app, na tela inicial, clique em “Atualização Cadastral por Confirmação”. Será necessário fazer o login usando o número do seu CPF e a senha da conta Gov.br;

Em seguida nas telas vão aparecer campos de Endereço da Família e Composição Familiar. Informe primeiro o endereço da Família e depois a Composição Familiar. O responsável pelo cadastro deverá fazer uma conferência para observar se todas as informações repassadas continuam corretas;

Na Composição Familiar, deverá ser informado se houve mudança no número de membros da família. Neste caso você deverá confirmar se o número de membros da família ainda são os mesmos.

Em seguida, selecione a opção em que irá confirmar a veracidade dos dados repassados. Neste caso, clique em “Confirmar Dados do Cadastro Único”.  Isso finaliza sua atualização.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil – Maio de 2022

Número final do NISData de depósito
118 de maio
219 de maio
320 de maio
423 de maio
524 de maio
625 de maio
726 de maio
827 de maio
930 de maio
031 de maio

Comentários estão fechados.