Pensando nas pessoas que ainda estão passando por dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus, foi criada uma nova linha de crédito lançada no dia 23 de julho pela Caixa Econômica Federal para que os trabalhadores que optaram pelo saque aniversário do FGTS possam antecipar, se quiserem, as retiradas do fundo sem esperar pelo cronograma.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que será possível fazer a antecipação de até três parcelas anuais no valor mínimo total de R$ 2.000,00 (com juros de 0,99% ao mês).

A linha de crédito começou a operar hoje (27) e sua contratação pode ser feita diretamente no aplicativo FGTS. Sendo que o trabalhador poderá, se preferir, escolher uma conta bancária em outro banco para transferir os valores.

“No momento de pandemia, estamos lançando esta linha de crédito para que os trabalhadores a contratem de forma digital, sem precisar ir a uma agência. Os juros são até 75% mais baixos do que os de outras linhas de crédito pessoal disponíveis no mercado”, disse o presidente da Caixa.

O governo regulamentou a antecipação do saque-aniversário do FGTS em maio e o procedimento é igual ao da restituição do Imposto de Renda, modalidade que já é ofertada pelos bancos.

Os recursos vão diretamente para a amortização da dívida. A Caixa é a pioneira no oferecimento da nova modalidade que também pode ser por outros bancos.

Como solicitar a antecipação do dinheiro

  • Você deverá entrar no aplicativo FGTS para solicitar a antecipação
  • Depois, é preciso fazer a opção pelo saque-aniversario;
  • Quando a linha de crédito for liberada, a opção para contratação do empréstimo aparecerá.
  • Ao decidir pela contratação do empréstimo, o trabalhador terá que inserir sua assinatura digital. Na sequência um demonstrativo ou comprovante será exibido no aplicativo.

O que é saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma modalidade opcional em que o trabalhador pode sacar todo ano uma fatia do saldo do FGTS. Quem escolhe essa modalidade não pode sacar todo o valor do fundo em caso de demissão sem justa causa, mas continua podendo sacar a multa de 40%.

Como aderir ao saque aniversário FGTS

aplicativo informal

O trabalhador tem até o último dia do mês de aniversário para aderir esta modalidade. Para os nascidos entre janeiro e junho, não poderão mais aderir ao saque-aniversário, agora só terão nova chance em 2021.

Valor de saque

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo no saque aniversário do FGTS, e isso varia de acordo com o quanto já possuem na conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

O trabalhador que é correntista da Caixa, ou que optar por se tornar ao fazer o empréstimo, deve seguir os seguintes passos a partir de hoje:

Entrar no Internet Banking Caixa pelo site ou Smartphone e selecionar a opção “Crédito”.
Em seguida clicar na opção “Antecipação Saque Aniversário-FGTS”. Depois deve selecionar os períodos e valores a serem antecipados.

É possível antecipar até três anos, sendo o limite o total de saldo disponível na conta do trabalhador. O valor mínimo para o empréstimo é R$ 2.000,00.

Será possível fazer uma simulação do valor que receberia e aderir ao saque-aniversário. A consulta é possível após criar um login e uma senha.

Aplicativo

O aplicativo FGTS é uma grande ajuda para quem precisa resolver assuntos relacionados a ele. Se o trabalhador quiser ele pode solicitar o saque do FGTS pelo APP, indicando uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custo algum.