Caixa e Banco do Brasil oferecem nova opção para o uso do FGTS

0

Foi confirmado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pelo Banco do Brasil (BB) uma nova opção de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

auxilio-doença

A nova opção é um empréstimo com garantia pela modalidade saque-aniversário, que permite a retirada de parte do saldo disponível em contas ativas e inativas do FGTS, sempre no mês de aniversário do trabalhador.

Lembrando que a pessoa que aderir ao saque-aniversário perde o direito ao saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Gustavo Tillmann, diretor do Departamento de Gestão de Fundos do Ministério da Economia, disse que, cinco instituições financeiras já receberam autorização para disponibilizar o crédito aos seus clientes.

Portanto, o empréstimo com garantia do saque-aniversário terá condições facilitadas também para os trabalhadores de empresas privadas. A princípio, somente servidores públicos conseguiam contratar crédito consignado com uma taxa de juros mais acessível.

Como solicitar o empréstimo com garantia do saque-aniversário?

O empréstimo com a garantia do saque-aniversário do FGTS, poderá ser solicitado somente por quem aderiu a essa modalidade. Você pode aderir até o último dia do seu mês de aniversário.

Através do aplicativo do FGTS, você poderá realizar o pedido, selecionando a opção referente ao empréstimo. Depois deverá informar o banco em que deseja fazer a operação.

Antecipação de parcelas do FGTS

Recentemente, a Caixa liberou uma outra opção de crédito para seus clientes. Aqueles que solicitaram o saque-aniversário poderão antecipar o pagamento de até 3 parcelas do FGTS. O saldo será utilizado como garantia da operação.

O valor mínimo do empréstimo será de R$ 2.000,00 (com pagamento em até 3 anos, e a taxa de juros será de 0,99% ao mês). A antecipação das parcelas pode ser solicitada pelos canais digitais da Caixa.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil