Uma nova opção de uso do Fundo de Garantia (FGTS) para quem optou pelo saque-aniversário será liberado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Agora os trabalhadores podem solicitar um empréstimo aos banco e oferecer o fundo como garantia do empréstimo.

Gustavo Tillmann, diretor do Departamento de Gestão de Fundos do Ministério da Economia, em coletiva sobre o boletim Macroficial na terça-feira (15), informou que com a possibilidade de garantia do saque-aniversário os custos do crédito para os trabalhadores da iniciativa privada deve baratear.

O baixo custo já era uma vantagem aos servidores públicos que possuem acesso ao consignado. De acordo com Gustavo Tillmann “As operações de crédito consignado em maio para setor público chegaram a R$ 230 bilhões, enquanto para a iniciativa privada, eram de R$ 23,8 bilhões”.

Tillmann ainda acrescentou que“Isso se deve muito pela falta de garantia nessas operações (para empregados de empresas privadas). O saque-aniversário preenche essa lacuna, popularizando o acesso ao crédito”.

Caixa Econômica Federal

De acordo com a instituição, diversos clientes são aptos para solicitar o crédito, isso porque mais de 5,3 milhões de brasileiros optaram pela modalidade do saque-aniversário do FGTS.

De acordo com Celso Leonardo Derziê, vice-presidente de Vareja da Caixa, essa nova opção de crédito será inovadora. Derziê acrescenta que o empréstimo com garantia do saque-aniversário do FGTS, inicialmente será ofertado pelas agências bancárias, entretanto, em breve o banco vai utilizar uma “ferramenta digital” para facilitar e agilizar o processo de contratação.

coronavoucher

Banco do Brasil

Para João Pinto Rabelo Júnior, vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil, muito em breve a modalidade de empréstimo já estará disponível para os correntistas do banco. De acordo com Rabelo Júnior o cliente do Banco do Brasil que estiver interessado na contratação do empréstimo deverá se encaminhar direito as agências, a central de relacionamento do banco e informações pelo site.

O saldo do saque-aniversário do FGTS será bloqueado junto à Caixa, e em seguida os recursos serão liberados na conta do cliente. O processo inteiro para contratação deve ocorrer no máximo em uma hora. Rabelo Júnior também relatou da importância na redução da taxa de juros na linha de crédito ofertada aos trabalhadores da iniciativa privada.

Solicitação do crédito

O Ministério da Economia afirmou que os trabalhadores que estejam interessados no empréstimo, já podem acessar o aplicativo do FGTS disponível nas plataformas Android e iOS e manifestar a intenção na contratação do empréstimo utilizando o saque-aniversário como garantia. Vale lembrar que é extremamente importante mencionar qual é a instituição bancaria que você tem o interesse que faça a intermediação do empréstimo.