Site icon Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Caixa Econômica anuncia liberação de cotas do PIS. Confira

PIS/pasep

Os recursos do Programa de Integração (PIS) referente ao período entre 1970 e 04/08/1988, foram liberados para aqueles que integram o benefício. Desta forma será possível sacar as cotas e rendimentos do PIS mediante a abertura do calendário do abono salarial. Caso o titular da conta esteja falecido, o saque do abono pode ser realizado pelos seus herdeiros legais. 

O prazo para sacar o Abono Salarial este ano já foi extrapolado, todavia, os trabalhadores podem realizar o resgate do benefício nos próximos 5 (cinco) anos. A retirada do valor é conforme um período estipulado anualmente pelo Governo Federal. 

Quem tem direito ao abono?

O abono salarial PIS/Pasep originado do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) obedece aos seguintes critérios: 

Fonte: Google

Ademais, conforme previsto na  Lei 13.932/2019, o abono salarial é de direito aos cidadãos que obedecem os seguintes perfis: 

Ps: Construção ou reforma de moradia e casamento que permitiam o acesso às cotas foram extintos a partir do estabelecimento da constituição de 1.988. 

Como sacar o abono PIS/Pasep?

O saque do PIS para empregados da iniciativa privada é realizado em alguma unidade da Caixa Econômica Federal, unidades lotéricas ou Caixa aqui utilizando o cartão cidadão, para quem já é cliente do banco o valor será depositado direto na conta.  

Já no caso de servidores públicos, deve-se fazer o resgate do Pasep em alguma unidade do Banco do Brasil. 

Em ambas as situações, quem não é cliente dos respectivos bancos, deve se dirigir a instituição designada, portando consigo algum documento de identificação oficial. 

Sair da versão mobile