Caixa pode liberar financiamento habitacional com R$ 0 de entrada

0

A Caixa Econômica Federal (CEF) está prevendo o lançamento de uma nova possibilidade de crédito imobiliário. Segundo divulgado o objetivo do banco é criar um programa habitacional que vai permitir a compra de um imóvel com absolutamente zero de entrada e prazo de pagamento de até 35 anos. Para a Caixa a medida facilitará a compra de um imóvel para milhares de brasileiros.

Segundo levantamento da Função João Pinheiro, aproximadamente 5,88 milhões de residências são consideradas deficitárias no país. O número representa um total de 8% de todas as moradias do país, número este que é o mesmo há quatro anos.

Desse total, cerca de 3 milhões são cidadãos que pagam aluguel acima de 30% da renda familiar, onde 1,35 milhão desse número são de casas divididas por mais de uma família e os 1,48 restantes estão em situação de precariedade.

Financiamento habitacional atualmente

Atualmente a linha de crédito mais divulgada pela Caixa Econômica Federal é pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) pois o mesmo oferece os principais benefícios como maior tempo para pagar, além da possibilidade de utilizar o FGTS para amortização do financiamento.

É importante destacar que para conseguir essa linha de crédito é necessário que a parcela do financiamento não comprometa mais de 30% da renda e que o imóvel não ultrapasse o valor de 1,5 milhão de reais.

Além disso, quanto mais você puder pagar assim que assinar o contrato, melhores são as condições do financiamento pela Caixa e mais rapidamente o crédito pode vir a ser liberado. O recomendado hoje é que o interessado em adquirir um imóvel tenha ao menos 30% do valor a ser pago pelo bem, financiando o restante em parcelas mais suaves.