A modalidade está disponível há tempos nas plataformas de Internet Banking.

Entretanto, passou a ser mais utilizada após a disponibilização de auxílios através do aplicativo Caixa Tem.

O processo é simples e rápido, e permite o pagamento de diversos boletos, como os de água, energia, telefone, internet, entre outros.

O download deve ser feito diretamente nas lojas virtuais do smartphone, seja ele, Android ou iOS.

Na ocasião, os códigos de barra dos referidos boletos, estarão aptos a serem lidos automaticamente ao utilizar a câmera do aparelho.

Também há a possibilidade de digitar o número do código, além de poder salvar ou compartilhar os comprovantes de pagamento da cada conta. 

Como realizar os pagamentos de boletos através do Caixa Tem

No primeiro passo, o usuário deve abrir o aplicativo e selecionar a opção “realizar pagamentos”.

Na sequência, será iniciado um chat automático dispondo de todas as opções para concluir o processo.

O beneficiário terá a opção de leitura automática do código de barras, bastando apenas que clique em “ler código com a câmera”.

Para isso, basta direcionar a câmera do celular para o código de barras no boleto impresso e esperar pela confirmação da leitura. 

Caso prefira, o usuário do aplicativo também pode optar pela opção de inserir o código de barras manualmente, basta selecionar a opção “digitar código de barras”.

Em seguida, escreva ou cole a sequência numérica corresponde ao código no campo de digitação.

Pagamento de boletos pelo Caixa Tem

Ao ser identificado, será solicitado a informação sobre o valor para pagamento da conta.

Se todos os dados relativos ao processo estiveram corretos, basta concluir a operação ao clicar no botão “sim, realizar pagamento”.

Por último, digite a senha pessoal de acesso ao aplicativo e conclua a operação. 

Concluído o pagamento, selecione a modalidade “ver comprovante” permitindo o recebimento na mesma conversa.

Ao abrir o documento para visualização em tela cheia, aparecerá as opções de compartilhamento para que seja salvo ou enviado a um contato. 

Outras finalidades do aplicativo 

Além da modalidade de pagamentos, o aplicativo do Caixa Tem oferece outras alternativas como a de compras online através do cartão de débito virtual que pode ser gerado instantaneamente no próprio aplicativo.

Também há a possibilidade de realizar compras no comércio local utilizando o QR Code, que é gerado pelo lojista na própria máquina de cartão do estabelecimento.

Por fim, também é possível consultar o saldo e extrato, realizar pagamentos e transferências para outras agências bancárias no valor máximo de R$ 600,00 por transação e R$ 1.200,00 por dia. 

Por Laura Alvarenga