A rotina de um contador é extremamente corrida.  As chatices contaminam nosso dia. São tantas obrigações, fechamentos, mimimi de clientes, não dá! Como se organizar? Como conseguir conciliar cada afazer?

​Bem, uma das melhores formas de se conseguir concluir cada tarefa é desenvolver uma política estratégica de processos internos!  E o primeiro passo é se organizar e conhecer aquelas tarefas essenciais do seu dia, semana, mês, ano.

​Então, para chorar algumas pitangas… Digo, para desabafar… Digo, para termos de forma clara e expor para nossa equipe (No intuito de organizar rotinas), dá só uma olhada nos principais “fechamentos” do mês de fevereiro:

Dia 01 a 07: Folha

Esse é o período para a entrega de guias e folha de pagamento, além de cada imposto relativo. É fogo! 

É um período de bastante cobrança e a situação do escritório fica crítica! O cabelo chega a arrepiar!

Dia 12 a 14: EFD Contribuições

Declaração mensal relativa à PIS e Cofins. Esse é o momento em que escritórios desorganizados passam MUITO SUFOCO! Esse momento deixará explícita sua organização.

18 a 21 : Simples + DCTF

 Essas são outras datas “dedo duras”! Um período beeeem tenso.  

​É a data do vencimento da Guia do Simples e a DCTF, uma das declarações mensais mais críticas. Ela pode gerar multas altíssimas! E a organização do escritório é novamente escancarada.

25 a 28 : DIRF

Agora a TRETA ficou séria. A DIRF é uma declaração anual, relativa ao Imposto de Renda feita pela fonte pagadora. A empresa fala através desta declaração, quanto de IR cada funcionário teve retido na fonte. Posteriormente, essa informação é cruzada com as declarações de pessoa física, por isso não pode haver erro. 

Contadores novamente de cabelo em pé! Suor escorre na camisa e a equipe fica maluca!

Como ter sucesso e cumprir com todas essas obrigações?

Bem, acredito que você conheça cada detalhe dessas obrigações. E não entendeu o motivo desse meu informativo… 

​É simples, quero te mostrar que É sufocante, É difícil, É estressante, mas fica pior se você não prega um bom desenvolvimento e uma boa organização interna. 

​Essa rotina é completamente CHATA, não tenho dúvidas. Mas é preciso pensar fora da caixa e dos padrões para uma concretização perfeita de cada tarefa!  

​Muitos contadores usam dessa rotina como desculpa para não inovar…  Mas inovar e pensar estrategicamente é o segredo para fugir desses processos irritantes.  Pense comigo, você só consegue preparar uma equipe nota mil, desenvolver processos robustos e ter uma gestão voltada para resultados, se estiver inovando e pensando de forma empreendedora.  

​É um ciclo virtuoso. Inovar e ser estratégico te ajuda a completar tarefas com maestria! Não tenha medo de agir e ser diferente

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Nu Cont