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Campanhas de marketing: Saiba como medir o resultado obtido

Campanhas de marketing: Saiba como medir o resultado obtido

22/02/2021 às 09h57 Atualizada em 22/02/2021 às 12h57
Por: Esther Vasconcelos
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Para analisar o retorno de uma campanha de marketing, é necessário confrontar o objetivo inicial do investimento versus o que ele trouxe para a empresa.

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Em algumas situações, essa medição é impossível, como são os casos de ações branding, porém, na maioria das situações, é fácil levantar o saldo aplicado e chegar ao ROI e decidir sobre a manutenção ou suspensão do trabalho.

O processo de analisar dados mensuráveis para verificar o que está (ou não) surtindo resultado é essencial para definir quais medidas irão otimizar ao máximo as campanhas de marketing futuras.

Para tanto, calcular o retorno alcançado por meio dos investimentos realizados faz se necessário.

Para que você entenda, o ROI é uma métrica capaz de cumprir essa tarefa e que deve ser utilizada em cada uma de suas campanhas de marketing, independentemente do canal e do tipo. Vamos te explicar o porquê!

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O que é ROI?

Return on Investment — termo inglês para Retorno sobre Investimento — é uma métrica financeira que indica a eficiência de uma campanha de marketing. Por meio dela, a lucratividade de diversas ações podem ser mensuradas.

Em resumo, trata-se de uma fórmula que permite medir e analisar o retorno de uma campanha com base em cada real gasto nela.

Para calculá-lo, basta efetuar uma equação básica cujo resultado será o valor aproximado, em porcentagem, do retorno obtido.

Entenda como fazer o cálculo do ROI

  • 1º Subtraia o valor inicial investido na campanha de marketing da receita gerada por ela;
  • 2º Feito isso, divida esse número novo pelo custo do investimento;
  • 3º Multiplique o resultado da divisão por 100.

Suponha que você tem uma empresa de concreto e aluga caminhões para um determinado perfil de construção. Certamente, fará um investimento para divulgar os seus serviços.

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Em ações no Google, em redes sociais ou em jornais de grande circulação, você pode divulgar um telefone específico para avaliar o retorno da ação. Ao final, coloque o valor investido da campanha, os custos operacionais e o total dos contratos fechados. O resultado, positivo ou negativo, será o ROI da sua ação.

Neste exemplo, imagine que a empresa investiu R$ 700 em sua campanha de marketing, cujo intuito era impulsionar o número de vendas. Ao final do processo, calculou-se que o investimento foi responsável por R$ 21.000 em vendas. 

Com base nisso, temos:

Retorno (R$ 21.100,00) - Investimento inicial (R$ 700) / Investimento inicial (R$ 700) x 100 = 2900%

Vejamos como esse conceito pode ser aplicado na prática em seu ciclo de vendas.

Como analisar o retorno de uma campanha de marketing utilizando ROI?

O primeiro passo a ser tomado para calcular o ROI de qualquer ação de marketing é delimitar o objetivo do investimento. Isso envolve apontar qual tipo de retorno esperava-se conseguir com a campanha.

No exemplo acima, utilizamos o aumento de vendas como parâmetro do retorno, mas o ROI pode ser aplicado a qualquer objetivo realista e mensurável. Por causa dessa versatilidade, ele é um método comum para análise de lucratividade e pode ser configurado diretamente no CRM de vendas para geração de gráficos e acompanhamento rápido.

Com o propósito delimitado, isole o valor do retorno que foi gerado durante a campanha. Assim, você terá os dados necessários para efetuar o cálculo.

Designed by @freepik / freepik
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Ele pode ser feito por meio de planilhas, porém analisar o retorno de uma campanha de marketing de forma automatizada é o mais recomendável.

Plataformas de inteligência empresarial (business intelligence) são opções válidas para desempenhar essa e muitas outras tarefas que exigem análise de dados. 

Em adição, esse tipo de ferramenta facilita a tarefa de monitorar o retorno do investimento — o que costuma ser desafiador sem a automatização. 

Em suma, você deve:

  • Delimitar o objetivo/retorno esperado;
  • Isolar o valor relativo ao objetivo que foi gerado pela campanha;
  • Aplicar a fórmula do ROI (de preferência, automatize o processo);

Essa é a forma mais simples de calcular o ROI e evidencia o porquê dessa métrica ser considerada relativamente fácil de ser implementada e de compreender.

Como tornar o ROI mais efetivo?

Apesar dos seus pontos positivos, o ROI pode conduzir a interpretações errôneas. Quem explica isso é o especialista em investimentos Andrew Beattie.

Vamos retomar o objetivo de impulsionar as vendas do exemplo anterior para explicar essa concepção sobre a ação de analisar o retorno de uma campanha de marketing.

Imagine que a campanha de marketing com investimento de R$ 700 durou um mês. Nesse mesmo período, o total em vendas foi de R$ 2.100.

O ROI utiliza esses dados e presume que o total de crescimento de vendas desse mês foi diretamente atribuído à campanha. Ele não considera o desempenho orgânico ou a queda mensal de vendas que a empresa pode apresentar.

"Para o ROI ter um significado real, é vital que existam comparações. Comparações mensais – particularmente as vendas do negócio meses antes do lançamento da campanha – podem ajudar a mostrar o impacto mais claramente", diz Beattie.

Dessa forma, para um resultado mais preciso, é recomendado utilizar os índices de desempenho da empresa durante os 12 meses anteriores à campanha. Esse levantamento permitirá que você identifique as tendências existentes.

Por exemplo:

Ao analisar os índices de vendas do ano anterior à campanha, a empresa fictícia constatou que há um crescimento orgânico de 5% por mês. Para um ROI mais preciso, essa porcentagem deve ser subtraída do valor do retorno.

Assim, o investimento de R$ 700 que gerou R$ 2.100 no intervalo de um mês deve ter seu ROI calculado da seguinte forma:

Retorno (R$ 2.100) - Crescimento orgânico mensal (5% de 2.100 = 105) - Investimento inicial (R$ 700) / Investimento inicial (R$ 700) x 100 = 185%

Em resumo, você deve:

  • Delimitar o objetivo/retorno esperado;
  • Isolar o valor relativo ao objetivo que foi gerado pela campanha;
  • Identificar a tendência do seu negócio relativa a esse objetivo/retorno;
  • Subtrair o valor da tendência de aumento ou queda do valor do retorno.
  • Aplicar a fórmula do ROI (de preferência, automatize o processo).

O ROI é uma importante ferramenta para analisar o retorno de uma campanha de marketing. Utilize-a para analisar se seus esforços devem ser descontinuados ou estão sendo positivos para o futuro de sua empresa.

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