ndependentemente do porte — micro, pequena, média ou grande —, uma empresa precisa dos serviços de um profissional contabilista com frequência. E o mercado dessa área está sempre aquecido, mesmo em tempos de crise, pois a contabilidade é estratégica.

Contudo, os empregadores exigem cada vez mais e buscam por pessoas capazes de identificar e interpretar as informações apresentadas pelos números para orientar as tomadas de decisões. Assim, não resta outra opção para obter sucesso na carreira de contabilista a não ser investir em qualificação profissional.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Confira, agora, o perfil, os tipos de cargos, os diferenciais e todas as possibilidades de especialização para o profissional desse setor altamente promissor no presente (e também no futuro):

O perfil profissional do contabilista

O contabilista deixou de exercer aquele papel apenas escritural e burocrático de antigamente, quando era chamado de “guarda-livros”. Atualmente, esse profissional desempenha a importante função de consultor de negócios.

Por isso, o contabilista de hoje deve ser mais arrojado e dinâmico. Além disso, é preciso estar em constante processo de atualização, como exige a área de Ciências Contábeis, e ser um autodidata.

Organização, disciplina, responsabilidade e ética são importantes características de quem atua com contabilidade e questões financeiras, tributárias, contratuais, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Sem elas, qualquer erro ou descuido pode resultar em prejuízos e multas.

Um contabilista de sucesso é aquele que acompanha de perto as leis contábeis e empresariais (e suas alterações). Ele assegura, portanto, a correta escrituração das operações, a apuração e o recolhimento dos impostos das organizações.

Da mesma forma, esse profissional tem a função de interpretar os números. Assim, ele transforma-os em informações fundamentais para as tomadas de decisões de gestores e empreendedores.

A importância de ser multitarefa

O mercado da área contábil é, hoje, fortemente influenciado por uma cultura globalizada e exigente. Por isso, o profissional deve se preparar para atender às diversas necessidades encontradas na carreira de contabilista.

Trata-se, sem dúvida, de uma profissão muito promissora. Portanto, aquele que deseja se destacar no mercado precisa desenvolver algumas características mínimas, como:

  • capacidade criativa;
  • resiliência;
  • conhecimento prático de informática e línguas;
  • conhecimento geral;
  • profundo conhecimento técnico em normas contábeis, legislação tributária e empresarial.

Quem reunir tais atributos certamente encontrará, nesse mercado extremamente competitivo, grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Tipos de cargos em que é possível atuar

A área de Ciências Contábeis certamente é uma das que mais oferecem oportunidades no atual mercado corporativo. Isso ocorre porque as empresas necessitam de profissionais que atuem em funções operacionais, táticas e estratégicas.

Foi por isso, inclusive, que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regulamentou, por meio da Resolução CFC nº. 560/83, várias competências específicas do profissional contabilista. São elas:

Contador

As possibilidades de atuação do contador são muitas: contabilidade gerencial, comercial, industrial, de serviços, pública, rural, hospitalar, imobiliária, de seguros, de transportes, de entidades sem fins lucrativos etc.

Auditor

A auditoria é uma das áreas que mais cresce na carreira de contabilista, sendo a responsável pela análise minuciosa da aplicação dos recursos financeiros. O ocupante do cargo avalia desde a forma como esses recursos são aplicados e administrados até a identificação de irregularidades nos processos de controle financeiro.

Consultor

O profissional da contabilidade poderá atuar na consultoria contábil. Esse é um setor bastante considerável para a prestação de serviços em consultoria de: tributos, planejamento tributário, comércio exterior, contabilidade internacional, contabilidade de custos, tecnologia da informação e análise financeira, entre muitas outras opções.

Perito Contábil

A perícia contábil é uma área de enorme importância na contabilidade. Ela consiste em um exame minucioso que pode constatar desvio ou utilização indevida de recursos financeiros.

Conforme a Resolução do CFC nº 560/83, em seu artigo 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como as auditorias, são competências exclusivas dos profissionais da contabilidade, ou seja, nenhum outro pode exercê-la.

Analista Financeiro

O contabilista poderá atuar nas organizações como analista econômico-financeiro em três aspectos: análise de investimento, análise de crédito e análise de desempenho.

Gestor de Empresas

Essa atividade não se restringe apenas aos administradores. Uma vez que são profundos conhecedores de finanças, custos e fluxo de caixa, os contabilistas têm estado à frente de grandes organizações.

Em razão das constantes mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores, estão surgindo muitas funções para a carreira contábil no mercado, além das já mencionadas. Amplia-se, assim, o campo de atuação do profissional.

Dentre as novas perspectivas profissionais na área, podemos citar:

  • contabilidade ecológica;
  • auditoria ambiental;
  • investigador de fraudes contábeis;
  • contabilidade estratégica;
  • contabilidade prospectiva (voltada para cenários e procedimentos futuros);
  • contabilidade internacional (conversão de balanços; conhecimentos e aplicação das regras do IFRS e do MERCOSUL);
  • contabilidade aplicada à logística;
  • atividades ligadas à educação e à capacitação profissional (professor e instrutor);
  • pesquisa e produção de livros técnicos referentes à área contábil, entre outras.

Diferenciais para uma carreira de contabilista de sucesso

Como já visto, o contabilista conta com um mercado de trabalho bem extenso e com muitas opções para crescer profissionalmente. No entanto, é necessário ter alguns diferenciais dentre tantos profissionais da área.

Ser disponível e proativo

Em um mercado altamente competitivo, ser um profissional disponível e proativo faz toda a diferença. É importante demonstrar iniciativa ao se deparar com situações divergentes da sua rotina de trabalho

Além disso, ter a capacidade de executar serviços complementares para além das suas responsabilidades é fundamental. Um profissional de sucesso sabe ter jogo de cintura e responder rapidamente às demandas.

Saber trabalhar em equipe

Assim como acontece em qualquer área, um contabilista de sucesso tem que saber trabalhar em equipe. Portanto, não adianta ser um profissional qualificado e realizar muito bem os trabalhos individuais se você não tiver a habilidade de atuar em equipe.

Dessa forma, saiba dividir tarefas com outras pessoas e ser solícito para ajudar colegas que precisam de apoio. Essas são características essenciais para alcançar o sucesso.

Ser criativo

Ser criativo não significa, necessariamente, ser inovador. Redução de custos, ajustes de processos e aumento de produtividade, por exemplo, são fatores que melhoram o desempenho de qualquer empresa — e todos eles surgem a partir de ideias.

É preciso descobrir novas formas de realizar tarefas e processos, além de saber organizar e estruturar as ideais para colocá-las em prática (ou seja: ter a ideia e pensar na sua implementação). A contabilidade é repleta de processos e necessita de profissionais com esse diferencial.

Buscar constante atualização profissional

Um grande diferencial de um profissional contábil é estar sempre atualizado. E isso deve ocorrer não só em relação à sua área de atuação, como também em outros assuntos do mercado.

Para se aperfeiçoar, é essencial fazer cursos de extensão e treinamentos técnicos. Essas opções podem até não ter relação direta com o trabalho desenvolvido diariamente, mas vão ajudá-lo a se tornar um contabilista mais completo e dinâmico.

Participar de feiras e congressos

Participar de feiras e congressos, além de ser uma ótima oportunidade para aprimorar seu networking, é uma fonte de informações sobre o mercado de atuação. As feiras costumam apresentar tendências, novas tecnologias, inovações em processos e produtos. Tudo isso pode ser uma grande fonte de ideias.

Cursos e especializações para conseguir destaque

O profissional contábil não pode cair na rotina e acomodar-se, pois, dessa forma, sua carreira permanecerá aquém do almejado. Quando o objetivo é voar mais alto, é fundamental buscar qualificação profissional — alguns cursos e especializações podem te ajudar a subir alguns patamares na carreira.

Inglês

O inglês é o principal idioma a ser dominado por todos os profissionais do mundo corporativo. Por isso, há muito tempo ele deixou de ser um diferencial e tornou-se um requisito obrigatório.

Atualmente, aquele que não fala inglês fluentemente é facilmente descartado por um mercado de trabalho extremamente competitivo. A capacitação nessa língua possibilita estudar os assuntos contábeis relevantes que acontecem no mundo.

Tendo o conhecimento prévio, o contabilista otimiza suas tarefas diárias no trabalho, uma vez que precisa lidar frequentemente com ferramentas eletrônicas que utilizam termos em inglês. Existem, no Brasil, diversas opções de cursos presenciais e online, nos quais você pode fazer seus próprios horários. Assim sendo, não há mais desculpa para não aprender a língua.

Master in Business Administration (MBA)

Master in Business Administration é um termo que, em português, significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de um curso de especialização voltado para quem quer aprimorar seus conhecimentos em administração e obter uma visão aprofundada e globalizada do mundo corporativo. Entre vários conteúdos, o curso aborda também a contabilidade.

Para participar das aulas, o interessado passa por entrevista, análise do currículo, redação e avaliação da fluência em inglês — veja, novamente, a importância do aprendizado do idioma — e pode, ainda, ter de fazer testes de lógica e matemática.

Capacitação oferecida pelas Entidades de Classe

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), oferecem cursos e seminários referentes às normas e às legislações que atendem ao Programa de Educação Continuada.

Os eventos oferecidos pelos órgãos regionais abrangem temas mais atuais — como as constantes mudanças na legislação —, que, muitas vezes, ainda não chegaram às instituições de ensino. Alguns CRCs ainda mantêm convênios com instituições, concedendo descontos significativos para os profissionais da área contábil.

Em um mercado fortemente competitivo, contabilistas que não buscam atualização e complemento profissional estão fadados ao fracasso. Isso porque as empresas procuram, cada vez mais, por pessoas mais arrojadas e dinâmicas, já que perceberam a necessidade de colaboradores que apresentem um leque de qualificações primordiais para o crescimento e a vantagem competitiva da organização.

Via BLB Brasil

Comente

Comentários

Deixe uma resposta