O contador é quem coordena e controla os registros de compras, vendas, investimentos e aplicações de uma empresa, ou seja, o profissional de ciências contábeis é o responsável pelas contas da companhia, verificando o registro e o controle das receitas, bem como as despesas e os lucros.

Além disso, nas empresas este profissional pode trabalhar na área tributária, financeira, no RH ou na perícia contábil. Ele ainda pode optar por atuar em escritórios de contabilidade ou abrir o seu próprio negócio.

Vale lembrar que para trabalhar como contador é necessário o registro no Conselho Regional de Contabilidade e que atividades como auditoria e perícia contábil é são exclusivas desse profissional.

Perfil do Profissional

Em 2010 o Brasil adotou as Normas Internacionais de Contabilidade, uma das razões para este mercado se manter aquecido. Outra razão é a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio meio digital, a complexidade das cargas tributárias e falta de especialistas qualificados.

Diante do atual cenário, os setores de controladoria e auditoria estão em destaque, muito por conta da necessidade de planejamento voltado ao crescimento e redução de fraudes e riscos.

O contador encontra oportunidades tanto no setor privado quanto no setor público e ainda pode atuar como autônomo.

Um gerente de contabilidade leva em média três anos e sete meses para chegar a esse cargo – a partir do cargo de contador.*Fonte: Guia de Carreira Catho

Formação

Nos primeiros anos o aluno de Ciências Contábeis estuda disciplinas como administraçãodireito, economia, português e sociologia. As aulas voltadas para formação técnica ficam por conta da teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. O aluno ainda aprende sobre legislação comercial, auditoria e perícia.

Com duração de quatro anos, o estágio obrigatório e a entrega do trabalho de conclusão de curso varia de acordo com a instituição de ensino.

33% dos profissionais nessa área são graduados em Técnico de Contabilidade34% têm curso de pós-graduação23% têm inglês intermediário*Fonte: Guia de Carreira Catho – cargo de Contador

O que faz este profissional?

Ao se graduar em Ciências Contábeis o profissional pode atuar em áreas como:

Auditoria – fiscalizando as contas da empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanço.

Contabilidade gerencial – registrando e analisando as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando as transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.

Controle e perícia – coordenando as operações fiscais e financeiras tanto de empresas privadas quanto públicas.

Professor – dando aulas em cursos técnicos ou de treinamento para funcionários de empresas contábeis.

Média salarial – Contador*

Média – R$ 4.631,28

*Guia de Carreira da Catho – dezembro/2018

Principais habilidades

– ser ético

– gostar de aprender

– ter conhecimento de informática

– boa comunicação

– saber negociar e processar informações

– ter espírito de equipe e liderança

– ter pensamento estratégico

– falar outros idiomas

Carreiras relacionadas

Gestão Financeira

Ciências Econômicas

Em quais atividades o profissional de Ciências Contábeis pode trabalhar

  • Empresas de Contabilidade
  • Empresas de Auditoria
  • Empresas de Recursos Humanos
  • Empresas privadas
  • Órgãos do governo

Trilha de Carreira

Assistente contábil => analista contábil => contador => coordenador contábil => gerente de contabilidade

Você sabia?

Desde 2015 somente os bacharéis em ciências contábeis podem obter registro profissional para atuar no setor. Anteriormente, os técnicos em contabilidade também podiam ter o registro.

Para ter o registro é necessário fazer o Exame de Suficiência da Classe Contábil e para se inscrever na prova é preciso ter terminado o curso de Ciências Contábeis ou estar no último ano.

O exame é realizado duas vezes por ano em 125 cidade do Brasil e possui 50 questões objetivas. Para conseguir o registro o candidato precisa acertar metade da prova.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Catho Educação

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.