Carreira em ciências contábeis: Como desenvolver a sua?

O contador é quem coordena e controla os registros de compras, vendas, investimentos e aplicações de uma empresa, ou seja, o profissional de ciências contábeis é o responsável pelas contas da companhia, verificando o registro e o controle das receitas, bem como as despesas e os lucros.

Além disso, nas empresas este profissional pode trabalhar na área tributária, financeira, no RH ou na perícia contábil. Ele ainda pode optar por atuar em escritórios de contabilidade ou abrir o seu próprio negócio.

Vale lembrar que para trabalhar como contador é necessário o registro no Conselho Regional de Contabilidade e que atividades como auditoria e perícia contábil é são exclusivas desse profissional.

Perfil do Profissional

Em 2010 o Brasil adotou as Normas Internacionais de Contabilidade, uma das razões para este mercado se manter aquecido. Outra razão é a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio meio digital, a complexidade das cargas tributárias e falta de especialistas qualificados.

Diante do atual cenário, os setores de controladoria e auditoria estão em destaque, muito por conta da necessidade de planejamento voltado ao crescimento e redução de fraudes e riscos.

O contador encontra oportunidades tanto no setor privado quanto no setor público e ainda pode atuar como autônomo.

Um gerente de contabilidade leva em média três anos e sete meses para chegar a esse cargo – a partir do cargo de contador.*Fonte: Guia de Carreira Catho

Formação

Nos primeiros anos o aluno de Ciências Contábeis estuda disciplinas como administraçãodireito, economia, português e sociologia. As aulas voltadas para formação técnica ficam por conta da teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. O aluno ainda aprende sobre legislação comercial, auditoria e perícia.

Com duração de quatro anos, o estágio obrigatório e a entrega do trabalho de conclusão de curso varia de acordo com a instituição de ensino.

33% dos profissionais nessa área são graduados em Técnico de Contabilidade34% têm curso de pós-graduação23% têm inglês intermediário*Fonte: Guia de Carreira Catho – cargo de Contador

O que faz este profissional?

Ao se graduar em Ciências Contábeis o profissional pode atuar em áreas como:

Auditoria – fiscalizando as contas da empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanço.

Contabilidade gerencial – registrando e analisando as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando as transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.

Controle e perícia – coordenando as operações fiscais e financeiras tanto de empresas privadas quanto públicas.

Professor – dando aulas em cursos técnicos ou de treinamento para funcionários de empresas contábeis.

Média salarial – Contador*

Média – R$ 4.631,28

*Guia de Carreira da Catho – dezembro/2018

Principais habilidades

– ser ético

– gostar de aprender

– ter conhecimento de informática

– boa comunicação

– saber negociar e processar informações

– ter espírito de equipe e liderança

– ter pensamento estratégico

– falar outros idiomas

Carreiras relacionadas

Gestão Financeira

Ciências Econômicas

Em quais atividades o profissional de Ciências Contábeis pode trabalhar

  • Empresas de Contabilidade
  • Empresas de Auditoria
  • Empresas de Recursos Humanos
  • Empresas privadas
  • Órgãos do governo

Trilha de Carreira

Assistente contábil => analista contábil => contador => coordenador contábil => gerente de contabilidade

Você sabia?

Desde 2015 somente os bacharéis em ciências contábeis podem obter registro profissional para atuar no setor. Anteriormente, os técnicos em contabilidade também podiam ter o registro.

Para ter o registro é necessário fazer o Exame de Suficiência da Classe Contábil e para se inscrever na prova é preciso ter terminado o curso de Ciências Contábeis ou estar no último ano.

O exame é realizado duas vezes por ano em 125 cidade do Brasil e possui 50 questões objetivas. Para conseguir o registro o candidato precisa acertar metade da prova.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Catho Educação