Carta de Apresentação: Entenda a sua importância e aprenda a construir uma

A maioria das pessoas que estão em busca de emprego se empenham em construir um bom currículo mas, na maioria das vezes, se esquecem da carta de apresentação e da sua importância na hora do recrutamento. Mesmo ela não sendo obrigatória em todas as vagas, certamente é um diferencial importante que pode te dar alguns pontos extras na hora do recrutamento. 

Vamos então entender um pouco mais sobre a carta de apresentação e como construir uma que te ajude a conseguir o tão desejado emprego.

O que é a Carta de Apresentação

Também conhecida como mensagem, a carta de apresentação é um documento que, na maioria das vezes, acompanha o currículo quando o candidato o envia ao aplicar a um cargo. O principal objetivo desse arquivo é apresentar, ao recrutador, as suas motivações em relação à vaga em específico. Por isso, cada carta deve ser única e feita exclusivamente para cada aplicação, se atentando sempre às particularidades do cargo ao qual está aplicando.

Este é um documento que deve ser breve, suscinto e com um certo tom de formalidade no texto. Além de se apresentar ao recrutador a carta também funciona como uma estratégia de marketing pessoal. Então é legal você demonstrar o porquê é o melhor candidato para aquela vaga em específico e qual o diferencial você poderá agregar à empresa em questão.

Estrutura da Carta de Apresentação

Agora que já sabemos o que é uma carta de apresentação temos que aprender como construir uma. E para começar precisamos entender a sua estrutura e o que é essencial nesse documento. 

A carta de apresentação normalmente segue a seguinte ordem das informações:

  • Local e data
  • Nome do destinatário
  • Título do destinatário e o nome da empresa a qual está aplicando
  • Endereço do destinatário
  • Saudação inicial – “Prezado <nome do destinatário>” ou alguma outra expressão respeitosa
  • Texto da carta – com aproximadamente 300 palavras ou de 3 a 5 parágrafos
  • Despedida cordial
  • Seu nome
  • Suas informações de contato

Como construir uma boa Carta de Apresentação

Designed by @yanalya / freepik
Designed by @yanalya / freepik

Já sabemos o que é uma carta de apresentação e qual a estrutura que ele deve ter. Agora para te ajudar a arrasar nesse quesito e conseguir a vaga de emprego vamos ver algumas dicas para usar na hora de escrever a sua.

Venda seu peixe

Nessa hora não vale ter vergonha, lembre-se que o mais importante é vender seu peixe, falar das suas competência e habilidades, mencionar se domina algum outro idioma ou até mesmo mencionar aquele curso que você fez recentemente. Fale também de qualidades particulares como competências de relacionamento, habilidades pessoais como proatividade, facilidade em liderar equipes, boa organização, etc.

Seja objetivo

Fuja sempre dos textos longos e cansativos, lembre-se de focar no mais importante e tente manter a carta com 3 a 5 parágrafos, no máximo. Faça um bom resumo de tudo que quer escrever e seja objetivo e suscinto.

Fale da sua motivação

É importante falar o porquê você deseja trabalhar naquela empresa mas nada de mencionar que está precisando de dinheiro ou algo assim, o caminho mais acertado é mostrar que têm admiração pela empresa em questão e explicar, suscintamente, a sua motivação. 

Revise o português

É de suma importância que você leia e releia sempre conferindo se tem algum erro de português. É inaceitável que a sua carta de apresentação contenha erros linguísticos pois isso com certeza te desqualificaria da vaga. Então tenha muita atenção a esse detalhe e, se precisar, peça a algum parente ou amigo para reler e conferir se não tem nenhum erro.

Comentários estão fechados.