Para que serve a carta de recomendação profissional?

Se você está em busca de um novo emprego e não sabe como conseguir, saiba que uma carta de recomendação profissional pode ser uma grande aliada nessa procura. Entenda aqui o que é essa carta e como ela pode te ajudar a conseguir um bom emprego!

O que é carta de recomendação profissional?

A carta de recomendação profissional é um documento fornecido pela empresa em que uma pessoa já trabalhou, com o intuito de recomendar essa pessoa como um bom profissional, apto para exercer determinada função. A ideia é que na carta de recomendação profissional sejam descritas algumas atividades que o mesmo exerceu na empresa que o recomenda, bem como o reconhecimento dessa empresa pelo trabalho bem executado, enquanto funcionário.

Onde conseguir a carta?

A grande maioria das empresas fornecem a carta de recomendação profissional, bastando solicitar ao departamento de RH ou ao funcionário que tinha o papel de gestor imediato.

Quais informações devem conter na carta?

Para que a carta de recomendação profissional seja válida e efetiva em sua utilidade, é imprescindível que ela contenha:

  • Local e data de emissão da carta;
  • Histórico de trabalho do profissional, contendo o período em que ele fez parte do quadro de funcionários da empresa, departamentos/áreas em que trabalhou e cargos que exerceu;
  • As atividades que o profissional exerceu na empresa, sendo que essas são as informações mais importantes da carta de recomendação profissional, pois, é isso que vai demonstrar a experiência do mesmo;
  • A assinatura e carimbo do funcionário que representava o gestor imediato do profissional;
  • A carta pode conter também o carimbo e assinatura do gestor de RH da empresa ou de outro gestor, em posição superior ao gestor imediato.

Além disso, é importante que a carta seja impressa em papel timbrado da empresa que a forneceu. Isso, junto com a assinatura e carimbo dos responsáveis, é o que valida a carta.

Vantagens de procurar trabalho com uma carta de recomendação profissional

Apesar de algumas empresas ou profissões específicas exigirem a carta de recomendação profissional, ela não é obrigatória. Mas, pode ser de grande valia, se você estiver procurando um novo trabalho. Confira as vantagens de possuir uma carta de recomendação profissional:

  • É mais fácil comprovar experiência em determinada atividade, com uma carta de recomendação de uma empresa do ramo;
  • Algumas empresas dão prioridade para candidatos que possuem carta de recomendação;
  • Uma carta de recomendação que destaque algumas atividades exercidas pode substituir algumas etapas de processos seletivos, como etapas de testes da função.

Além dessas vantagens, não podemos deixar de destacar o quanto receber uma carta de recomendação profissional é gratificante! Poucas coisas são tão satisfatórias quanto o reconhecimento de ter feito um bom trabalho e de ser um bom profissional.

Encontre um trabalho ideal, já!

Agora que você já sabe a importância de procurar trabalho munido de uma carta de recomendação profissional, aproveite essa dica! Afinal, é comum todos darmos preferências pelo que é recomendado por outras pessoas. Então use isso a seu favor!

Vale ressaltar que, apesar da importância da carta de recomendação profissional, o currículo é indispensável nos processos seletivos de empregos. Por isso, entregue a sua carta sempre junto ao seu currículo.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar! Além disso, deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! Continue acompanhando o blog para mais dicas valiosas como essa!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.