A maioria dos trabalhadores brasileiros tem direito ao cartão cidadão. Porém, muitos não sabem o qual é a função desse objeto ou não sabem como adquirir. Essa ferramenta foi criada pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O banco estatal é responsável por administrar e gerenciar as contas ligadas ao cartão. Esse benefício facilita a vida do cidadão garantindo o recebimento de direitos e benefícios trabalhistas.

Ter acesso ao cartão cidadão é bem mais fácil do que você imagina. Nesse artigo vamos mostrar o que é o cartão cidadão, pra que ele serve e explicar os principais processos. Veja a seguir:

O que é o cartão cidadão e pra que serve?

Cartão cidadão é um cartão vinculado a uma conta da Caixa , em nome do trabalhador brasileiro para sacas benefícios previstos nos direitos trabalhistas. Ele serve para facilitar o acesso a vantagens como FGTS provisionado, rendimentos do PISAbono Salarial ou Seguro-Desemprego.

O cidadão pode receber e sacar esses direitos trabalhistas com do cartão, e assim, agilizar e ter mais segurança no processo. Os locais onde é possível sacar são:

  •  Agências da Caixa
  •  Correspondentes Caixa Aqui
  •  Casas Lotéricas

Trabalhadores que já possuem uma conta Caixa, não precisam do cartão. Eles podem receber o benefício diretamente na conta.

Como fazer o seu e receber todos os benefícios?

O processo é muito simples. Primeiramente, os brasileiros que têm acesso ao benefício são somente os trabalhadores que têm direito aos benefícios citados acima. Os cidadãos que não possuem esses privilégios a receber não podem solicitar o cartão.

Você pode fazer o seu cartão cidadão pelo telefone ou em uma agência do banco nacional. Se sua opção for solicitar pessoalmente, compareça a qualquer agência mais próxima e leve os seguintes documentos:

  •  NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho)
  •  RG ou CNH
  •  Comprovante de residência.

Para solicitar pelo telefone ligue no número 0800-726-0207, com os mesmos documentos em mãos. A ligação é completamente gratuita e muito simples.

Durante o telefonema o atendente te passa todas as informações necessárias para te conduzir no procedimento de solicitar o cartão. O cartão chega à casa do trabalhador por volta de 15 dias após à solicitação.

Aprenda a consultar o saldo do cartão online

Essa é uma das maiores dúvidas sobre o cartão cidadão, porém veja como é um processo simples!

A consulta do saldo do cartão pode ser pessoalmente ou online. A consulta online é feita através do site www.caixa.com.br. No site você tem a possibilidade de fazer o seu cadastro e criar uma conta.

Caso você já seja cadastrado, pode acessar sua conta preenchendo os campos indicados com o número do seu PIS/PASEP.

Na próxima página você já encontra um ícone com a opção “consultar saldo cartão cidadão”.

Para consultar pessoalmente, basta ir a alguma agência com um documento original com foto. A Caixa oferece um atendimento e uma senha especializa nesse tipo de serviço.

Isso facilita e acelera muito esse processo bancário. O que é ótimo pois sabemos que esses procedimentos podem ser muito demorados.

Como desbloquear senha ?

Essa ferramenta não é como os cartões de crédito, que vêm com senhas prontas vinculadas a ele. Assim que você faz o seu cartão cidadão, é necessário cadastrar uma senha. Mas não se preocupe, realizar esse cadastro não é complicado nem demorado!

A Caixa oferece as possibilidades de criar e desbloquear sua senha no cartão pelo telefone. Para tanto, ligue no número 0800 726 0207, a central de atendimento cartão cidadão. Tenha em mãos os documentos:

  •  Identidade
  •  CPF
  •  Número do Cartão Cidadão.

A ligação te orientará para os processos que envolvem o desbloqueio da senha e solicitará informações pessoais, como por exemplo: data do aniversário. Ao final da ligação, sua senha estará desbloqueada, mas ainda será necessário recadastrar a senha pessoalmente.

Vá até uma agência Caixa ou em uma Lotérica com os mesmos documentos em mãos e faça o cadastramento da senha novamente.

Saiba como solicitar a segunda via do cartão cidadão e quais são telefones de atendimento!

Caso tenha ocorrido algum sinistro com seu cartão cidadão, como roubo, perda ou danificação do mesmo, a caixa possibilita a solicitação e emissão de um novo.

Esse processo deve ser feito pessoalmente ou pelo telefone. Para tal, basta que você compareça em alguma agência da Caixa com o número do NIS OU PIS/PASEP, junto ao CPF e documento original com foto.

No mesmo telefone citado acima (0800 726 0207) você encontra as instruções para fazer a emissão da segunda via.

Esse telefone facilita bastante a vida dos trabalhadores que utilizam do cartão, pois descarta a necessidade do deslocamento até as agências e também evita as filas lá encontradas. O número que citamos a cima é a central oficial de atendimento do cartão cidadão.

O número é único 0800 726 0207 para todos os serviços. Não existem outros telefones de atendimento.

Conteúdo original Blog do Trabalho

17 Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.