A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento obrigatório para quem for prestar qualquer tipo de serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou mesmo doméstico. É um documento que todo trabalhador brasileiro precisa para ter registros de seus trabalhos e garantir o recebimento dos direitos trabalhistas.

Carteira de trabalho digital

Modernizando o cadastro dos trabalhadores, foi lançada a carteira de trabalho digital. Isso foi feito com o propósito de modernizar o acesso, com a iniciativa sendo lançado pelo Governo Federal. Para acessar o documento, você deve baixar o aplicativo gratuito da loja online (Apple Store da Apple e Android Play Store). Ou acessa pela web, através do link https://servicos.mte.gov.br/ .

Como funciona a CTPS digital?

A partir de agora, você não precisará ter um cartão de trabalho físico para ser contratado, mas se o seu empregador não usar o eSocial, será necessário agendar um horário pelo telefone 158 para executar a versão física.

Nos demais casos em que a empresa possui o registro do eSocial, a apresentação do número do CPF já será válida para o registro de informações no CTPS e você poderá acompanhar através do aplicativo.

Regulamentação da carteira de trabalho digital

Com efeito imediato, o governo brasileiro publicou a Portaria 1065, regulamentando a emissão do cartão de trabalho digital. O novo sistema deve facilitar a contratação de trabalhadores, deixando a tarefa menos burocrática e muito mais simples. Além disso, o trabalhador terá uma forma mais segura de guardar seus registros trabalhistas, com menos riscos de perder as informações.

A carteira de trabalho digital será emitida para todos os registrantes no CPF, por meio de um aplicativo móvel chamado Carteira de Trabalho Digital. O número do CPF do trabalhador dobrará como número da carteira de trabalho digital. Essa função vem de uma tendência do governo de reduzir a burocracia e facilitar a contratação de funcionários.

Mesmo assim, a carteira de trabalho física ainda continuará. Os candidatos a carteiras de trabalho físicos ainda podem ter de enfrentar as filas e faltar compromissos, até enfrentando atrasos para receber e fazer a carteira. Porém, a carteira de trabalho digital impede o que muitas vezes acontecia, que era a impossibilidade da contratação de trabalhadores em situações específicas, como no caso de estrangeiros dentro do prazo de validade de seus vistos..

Vale reforçar que os empregadores que não são obrigados a usar o eSocial (o sistema digital para impostos, previdência social e obrigações trabalhistas) podem excepcionalmente continuar a usar a carteira de trabalho física, apesar de não ser recomendável.

Cuidados com a CTPS digital

A carteira de trabalho digital, ao contrário da CNH digital, não pode ser usada como um documento de identificação. Até o momento, o procedimento herdado para a emissão de cartões de trabalho físicos continua funcionando normalmente, e o sistema online mencionado na nova portaria ainda pode ter particularidades para seu funcionamento. Considere conversar com o empregador para saber se ele precisa da versão física da carteira de trabalho ou também precisa da digital.

Os empregadores que podem querer usar a carteira de trabalho digital são incentivados a entrar em contato com um especialista para obter conselhos específicos para o cadastro e registro dos funcionários.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!



Conteúdo original Ponto RH