Catálogo de produtos online: Saiba como criar um e seus principais benefícios

0

Você já ouviu falar nos catálogos de produtos online? Sabe como eles funcionam e como podem contribuir para aumentar as vendas da sua empresa?

Nesse artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, portanto, não deixe de conferir o que preparamos para você.

É hora de aumentar o seu faturamento e as suas vendas!

O que é um catálogo de produtos online?

O catálogo de produtos online é uma ferramenta que entrega para as empresas a possibilidade de aumentar a sua carteira de clientes, por meio da expansão dos seus canais de vendas.

Em síntese, um catálogo online é uma versão digital dos tradicionais catálogos de produtos que vendedores e representantes comerciais costumam carregar em suas apresentações e visitas de vendas. 

No entanto, em uma comparação com os modelos físicos o catálogo digital conta com um grande diferencial, a capacidade de atingir potenciais clientes que por diferentes motivos, como por exemplo, a distância não seriam alcançados por um vendedor ou representante comercial de forma presencial.

Esses catálogos podem ser enviados para clientes e não clientes por meios digitais como WhatsApp e e-mail, apresentando de forma profissional a empresa e os produtos oferecidos, direcionando ainda, os visitantes para páginas de vendas para que esses façam seus pedidos.

Quais são os principais benefícios do catálogo de produtos online?

Sem dúvidas, um catálogo de produtos online, conta com muitos benefícios, veja os principais:

  • Redução dos custos com impressão;
  • Demonstração de profissionalismo devido ao uso de uma ferramenta interativa de alta qualidade;
  • Possibilidade de incluir conteúdos multimídias em sua publicação, como áudios e vídeos;
  • Possibilidade de demonstrar seus produtos de forma totalmente inovadora;
  • Grande potencial de alcance em termos de público;
  • Alto potencial de conversão de visitas em vendas e novos negócios;
  • Dentre outros benefícios.

Qual a diferença entre um catálogo virtual e uma loja online?

Normalmente os catálogos virtuais costumam ser confundidos, no entanto, apesar da finalidade de ambos em gerar vendas e negócios, existem algumas diferenças entre essas ferramentas.

Para acabar de vez com esse tipo de dúvidas, é preciso entender que os catálogos virtuais funcionam como uma vitrine digital de produtos e não uma loja virtual em si.

Na verdade, essa ferramenta funciona como um meio de captar clientes e direcioná-los para uma página de vendas ou então para fazer com que esses clientes entrem em contato com um vendedor ou com uma central de vendas com todos os produtos já listados para a formação de um pedido.

Catálogo de produtos online

Outra grande diferença entre os catálogos e as lojas online, diz respeito ao detalhamento das especificações dos produtos.

Geralmente, catálogos contam com maior riqueza de detalhes e especificações e na maioria dos casos são utilizados para vendas destinadas pessoas jurídicas, um perfil de cliente em geral mais exigente.

No entanto, nada impede o seu uso para vendas a consumidores finais.

Como realizar vendas com o auxílio de um catálogo de produtos online?

Realizar vendas por meio de um catálogo de produtos online é muito simples!

Após elaborar o seu catálogo, você poderá fazer uso de ferramentas da web como e-mail e WhatsApp para divulgá-lo aos seus clientes e potenciais clientes.

Ao receber o catálogo, essas pessoas passam a visualizar a lista completa de produtos fornecidos pela sua empresa, com riqueza de detalhes e organização.

Sendo assim, elas podem escolher os produtos que precisam e realizar suas compras diretamente pela internet, por meio de links que levem os clientes diretamente do catálogo de vendas para um site ou então para o contato direto com o time de vendas da empresa.

Como criar catálogos de produtos online?

A forma mais prática para se criar um catálogo online se dá através de um sistema ERP, em geral esse tipo de sistema consegue gerar um catálogo, através dos próprios produtos contidos no seu cadastro.

Com o ERP Actana, por exemplo, é possível criar diferentes catálogos de forma rápida e intuitiva e ainda personalizar esses catálogos de acordo com os objetivos e as necessidades da sua empresa.

Comece a criar e compartilhar seus catálogos de produtos online, agora mesmo com o software ERP Actana, para isso, clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo!

O ERP Actana é tão fácil de usar, que você não precisa nem mesmo cadastrar seus produtos um por um, basta importá-los para o sistema através de uma planilha em Excel.

Com todos os produtos cadastrados, criar, gerenciar e customizar seus catálogos de produtos online será ainda mais fácil.

Não restam dúvidas, quando bem utilizados, os catálogos de produtos online contribuem de forma significativa para o crescimento no volume de vendas e no faturamento de qualquer empresa.