Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), em fala ao jornal britânico Telegraph, indicou que as pessoas deveriam optar por realizar transações por pagamento digital para evitar contato e possível risco de disseminação do coronavírus.

“Nós sabemos que o dinheiro troca de mão frequentemente e pode acumular todos os tipos de vírus e bactérias”, disse o porta-voz ao Telegraph. “Nós aconselhamos que as pessoas lavem suas mãos após o manuseio das notas e evitem levar as mãos ao rosto e, quando possível, usar meios de pagamento sem contato.”

Os alertas surgem um mês após China e Coreia do Sul terem começado a desinfectar e isolar notas usadas como parte do esforço para impedir que o vírus se espalhe. Altas temperaturas e raio ultravioleta foram utilizados na tentativa de esterilizar o material, que só voltou a circular depois de uma quarentena de 14 dias.

covid 19
Cédulas de dinheiro podem espalhar Coronavírus, saiba mais

Em seu site, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) nega que a OMS tenha informado que notas de dinheiro transmitam a doença. “A Organização Mundial da Saúde não disse que notas de dinheiro transmitem Covid-19, nem emitiu avisos ou declarações sobre isso. A OMS recomenda que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que possam estar nas mãos.”