Realizar a modernização da infraestrutura de TI, exige muito planejamento, atenção e capacidade técnica na execução.

Duas das maiores preocupações das organizações são: realizar a migração com o menor tempo de interrupção possível de seus sistemas e aplicações, e, acima de tudo, garantir a integridade e segurança dos dados da organização.

É neste momento que o apoio de uma empresa especialista em Infraestruturas de TI e banco de dados torna-se necessária, garantindo uma execução muito mais tranquila e segura.

Com mais de 250 mil alunos, grande parte na modalidade a distância, o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, teve que modernizar o parque tecnológico recentemente.

O grande desafio, diante da complexidade do projeto, foi a execução da migração com upgrade de todo o ambiente, antes do início do semestre letivo.

O projeto foi apoiado pela Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, que realizou, além de uma consultoria técnica, a migração do robusto banco de dados Oracle.

“O rápido crescimento da instituição, nosso modelo de graduação EAD junto às ferramentas tecnológicas disponibilizadas aos nossos alunos, nos fizeram visualizar a necessidade de melhoria do nosso parque tecnológico a fim de suprir a demanda solicitada por nossos acadêmicos” destaca o Coordenador de TI da UNIASSELVI, Guilherme Schiochetti.

Schiochetti explica que como o “carro-chefe” da instituição é o ensino a distância, o principal objetivo sempre foi deixar disponível o ambiente virtual do aluno.

“Diante disso, toda nossa tecnologia, seja ela de software ou hardware, é de extrema importância para a operação da companhia”, diz.

Douglas Cassaniga, Gerente de Projetos da Indyxa, revela que o projeto iniciou com o apoio já na escolha do equipamento que a UNIASSELVI deveria investir para comportar o crescimento de seu negócio.

Na sequência, foi iniciada a fase de implantação e em menos de uma semana todo o ambiente foi construído e migrado. “O resultado de melhora foi percebido já no dia seguinte. O engajamento entre as empresas foi crucial para o sucesso do projeto, além de um forte acompanhamento do PMO da Indyxa”, aponta Cassaniga.

O coordenador de TI da UNIASSELVI ressalta que com a migração do banco de dados, a instituição passou a ter um ambiente muito mais estável, confiável e com uma melhoria significativa em performance.

“Dobramos nossa capacidade de acadêmicos usando nossa Plataforma Educacional Gioconda e estamos preparados para receber as demandas de negócio, ter a percepção do usuário final do sistema, além de um ambiente com maior performance e segurança”, conclui Schiochetti.

Especialista em infraestruturas para missão crítica, a Indyxa é uma das maiores empresas de tecnologia do país, com mais de 180 colaboradores, distribuídos em cinco sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo, Recife e Cidade do México).

A UNIASSELVI é a maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, ofertando mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.