Os microempreendedores individuais (MEIs) podem utilizar certificados digitais em algumas situações, como para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e no pagamento do eSocial.

Embora não seja obrigatório para Micro Empreendedores Individuais (MEI), o pode ser em algumas situações específicas, de acordo com Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.

Esses são os casos, por exemplo, de pessoas jurí que exigem a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), de acordo com legislações estaduais e municipais. O MEI também terá de possuir um no caso de pagamento de pró-labore, registro e remuneração de funcionários por meio do eSocial.

Independentemente da exigência, o uso do certificado pode ser uma vantagem para os pequenos empresários, na medida em que proporciona agilidade nas operações e mostra profissionalismo e controle das próprias contas. Segundo a Receita Federal, o País possui, atualmente, mais de 9,6 milhões de MEIs registradas.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o , além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

A Serasa Experian é a única autoridade certificadora do País que possui o selo RA 1000 do site Reclame Aqui, concedido a que têm excelente relacionamento com seus clientes.

Mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br/

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das