O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), seguido pela indústria, importadoras e atacadistas, passa a ser exigido também aos varejistas a partir de 1º de abril. O objetivo da nova regulamentação é padronizar a identificação de mercadorias e bens passíveis sujeitos ao regime tributário e de antecipação de recolhimento do ICMS com encerramento de tributação relativo às operações subsequentes.

A regulamentação se dá por meio do convênio ICMS 92/15, em todos os casos de emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e e SAT Fiscal). Para localizar o código do produto é preciso acessar a tabela CEST do Anexo I do Confaz (https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2015/cv092_15). A exigência também vale para operações não sujeitas a substituição tributária.

O Bling está preparado desde 19 de janeiro de 2016. O sistema disponibiliza aos seus usuários um campo no cadastro de produto que facilita a classificação, atendendo a nova regulamentação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.