Ícone do site Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

CFC formaliza adesão à Rede Governança Brasil (RGB)

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aderiu na última quinta-feira (9), à Rede Governança Brasil (RGB). A iniciativa foi formalizada durante a realização da última reunião plenária da atual gestão.

Na ocasião, o presidente Zulmir explicou aos presentes que o ingresso na RGB partiu de um convite feito pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para que o CFC integrasse à rede. De acordo com Zulmir, a ideia do ministro era a de aproveitar a capilaridade do Sistema, das delegacias e dos profissionais para disseminar as boas práticas de governança na Administração Pública.

“O propósito desse convite é de podermos, através da classe contábil e especialmente pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, fazer a difusão do trabalho que a Rede se propõe que é basicamente disseminar as boas práticas da governança dentro da Administração Pública Brasileira nas esferas federal, estadual e municipal”, afirmou.  

O presidente da RGB, Petrus Elesbão Lima da Silva, também destacou a importância dessa adesão uma vez que a junção das expertises renderá muitos ganhos à disseminação da governança. “Essa parceria vai proporcionar o desenvolvimento de cursos e atividades visando a disseminação das boas práticas de governança além de levar para muita gente um estudo mais amplo e aprofundado sobre contabilidade e auditoria, que fazem parte do menu de atividades da RGB.”, explicou.

Zulmir agradeceu as palavras e reiterou a importância dessa iniciativa. “Não poderia encerrar minha gestão aqui sem que nós tivéssemos formalizado esse termo de cooperação técnica com a Rede”, afirmou.

O diretor Financeiro da RGB, também celebrou a parceria e agradeceu o apoio e a confiança do presidente Zulmir e do CFC. Ele também falou como essa parceria fomentará as ações da Rede.

“Acreditamos muito que essa junção de esforços vai frutificar muito nos municípios. A gente tem um projeto de mentorias para a prefeituras e vamos ganhar muita força de trabalho com a chegada do CFC. Daremos amplitude a esse dia que é um marco para o RGB uma parceria com uma instituição tão forte como o CFC”, concluiu o diretor.

A RGB é uma associação composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas e de todas as esferas de governo, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham voluntariamente em prol da Governança.

Para conhecer mais a RGB, acesse o link https://www.rgb.org.br/.

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.