Sabemos que definir o curso que deseja seguir, para muitas pessoas, é uma das etapas mais importantes para formação de seu perfil profissional no mercado. Uma vez que, ao decidir em qual área pretende atuar, será necessário passar alguns anos estudando e se dedicando a mesma, a fim de lutar pelo seu objetivo e conquistar o tão sonhado cargo em uma empresa.

A área de exatas é a mais temida, no entanto, há quem seja apaixonado pela mesma e deseje seguir, como exemplo, o curso de ciências contábeis. Você está em dúvida em relação a esse curso e deseja esclarecer tudo o que é preciso, antes de ingressar na faculdade?

Saiba tudo o que você precisa saber sobre o curso de ciências contábeis, aqui neste artigo.

Curso de ciências contábeis

O aluno tem a opção de estudar o curso de ciências contábeis através do ensino on-line na modalidade EAD (Ensino à Distância) ou presencialmente em diversas instituições ao redor do país.

Ao iniciar o curso os alunos estudam a introdução a contabilidade e fiscal, a fim de compreender que o contador é um profissional que atua com a função de realizar a organização da parte financeira de empresas dos mais diversos segmentos.

O que o profissional da área de ciências contábeis deve aprender?

Esse curso tem como objetivo realizar a formação de profissionais devidamente qualificados e responsáveis pelo segmento financeiro em empresas, os quais registram e controlam receitas, os lucros, vendas, despesas, tipos de investimentos e as aplicações mensais, por exemplo.

Duração do curso de ciências contábeis

Esse curso possui a duração de 4 anos e pode ser oferecido em muitas modalidades. Ao concluir o curso, o estudante recebe o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis, além de ser registrado no órgão de Conselho Regional como contador.

Quais são as matérias do curso de Ciências Contábeis

No primeiro período do curso de contabilidade, os alunos aprendem de forma mais abrangente os fundamentos e características da área profissional selecionada. Nesse momento, você vai se deparar com cálculos, conceito de contabilidade, estudos e pesquisas estatísticas, informática, matérias relacionadas a algumas áreas de direito e economia.

Nos demais períodos, serão ensinadas matérias específicas de ciências contábeis, como exemplo, contabilidade fiscal, contabilidade tributária, internacional, perícia contábil e empresarial.

Quais as características devem ter os contadores?

Essa pergunta é realizada por muitas pessoas que desejam cursar ciências contábeis, devido à curiosidade sobre o perfil ideal para o mercado profissional. Algumas delas são:

  • Raciocínio lógico rápido
  • Organização e planejamento
  • Ter afinidade com matemática
  • Estar atualizado em relação às leis de contabilidade no país (impostos, notas fiscais e etc.)
  • Conhecer bem a área e segmento de atuação.

Como é o mercado de trabalho para profissionais nesse segmento?

Como mencionado, ao concluir o curso de ciências contábeis, o profissional recebe o diploma de bacharel e, logo após, recebe o seu registro como contador, emitido pelo Conselho Regional do Estado.

Ao estar com o diploma e registro em mãos, poderá atuar em empresa privada/pública, organizações, ter o seu próprio escritório, entre outros.

Lembrando que o diploma e registro são válidos apenas em território nacional.

Por que estudar Ciências Contábeis?

Assim como as demais carreiras, o contador pode ser promovido em diferentes níveis, como o de contador-geral de uma empresa renomada. Há ainda a opção de se tornar um consultor de tributos, perito, auditor ou controlador, trabalhando de forma autônoma ou em contratação.

O contador pode ir além do Bacharel, estudando para se tornar um magistrado.

Conheça melhor as áreas de atuação da contabilidade:

Área Financeira – Análise de todas as finanças para melhor tomada de decisão em uma empresa

O contador pode avaliar projetos de investimento, projetar cenários financeiros futuros com base nas informações e opções de investimento apresentadas a você, além de decidir qual é a melhor opção de investimento.

Área de Contabilidade – Garante que as informações financeiras estejam sempre disponíveis

Onde você pode estabelecer um pedido e controle em uma empresa, aplicar os padrões de informações financeiras, supervisionar os processos de geração de relatórios, instalar procedimentos de controle interno. 

Área de auditoria  

A área de auditoria é semelhante à de um investigador. De um ponto de vista independente, você deve: emitir pareceres e recomendações sobre a situação financeira da empresa, as áreas de força e fraqueza de sua operação e sua conexão com a norma fiscal atual.

Área fiscal  

Essa área requer uma grande interação com o campo do direito, bem como atualização contínua sobre a prática internacional. Como especialista em impostos, você pode aconselhar seus clientes sobre as regras para pagamento de impostos e quais são as melhores decisões de negócios dentro da estrutura legal.

Área de custos  

Primordial para determinar quanto custa você produzir um bem e um serviço e determinar o preço de venda que deve atribuir. Isso permitirá conhecer detalhadamente a estrutura de custos dos bens e serviços produzidos pela empresa em que trabalha.