Classificações de contas contábeis, veja como funciona

0

Você sabe o que é Contabilidade? Como é feita a classificação de contas? Na matéria de hoje vamos esclarecer este assunto de uma forma bem fácil para você entender.

Continue conosco e confira! 

O que é Contabilidade?

É basicamente uma Ciência Social Aplicada, que tem como principal foco o patrimônio.

É necessário a formação de uma plano de contas de acordo com a realidade da entidade, isso é necessário  para que haja um controle, registro e também mensurar o patrimônio.

O que é necessário para fazer os lançamentos contábeis? 

Primeiramente, para realizar esses lançamentos é preciso classificar as contas, logo deve-se observar vários requisitos. 

Mas vamos para o que nos interessa, como classificar as contas? 

Esta classificação ela pode ocorrer de duas maneiras, são divididas em dois grandes grupos: 

Contas patrimoniais 

As Contas Patrimoniais, o próprio nome já diz, está relacionado ao patrimônio da entidade, de caráter ativo, passivo e patrimônio líquido. 

Contas de Resultado 

Esta é relacionada à receita, estamos falando dos custos e despesas de uma entidade. 

Agora que explicamos como funciona a separação de contas patrimoniais e resultados, vamos falar sobre a natureza de cada grupo de contas. 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Grupo de Ativo 

  • Essas contas estão relacionadas aos bens e direitos de caráter devedor. Portanto, se o saldo aumenta, logo é debitado, quando o saldo diminui, é creditado.

Grupo de Passivo

  • Este grupo representa as obrigações da entidade para com terceiros e é de caráter credora, logo quando o saldo aumenta é creditado e quando ele diminui ele é debitado. 

Patrimônio Líquido

  • Este possui natureza credora, o mesmo representa as obrigações da entidade para com os sócios/acionistas. Logo quando o saldo aumenta, é creditado e quando diminui é debitado. 

Grupo de Receitas 

  • Este grupo corresponde a variação positiva de um patrimônio e é de caráter credora. Portanto se o saldo aumenta, credita-se, se diminui debita-se. 

Grupo de custos 

Grupo de Despesas 

  • Esta retrata a variação negativa do patrimônio e é de natureza devedora, logo quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, acredita-se. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira