Clientes de um escritório contábil: Conheça os 6 tipos e como lidar com cada um

Provavelmente você já ouviu aquela famosa frase: o cliente tem sempre razão! Ela representa um cenário, principalmente para quem trabalha com vendas, que diz sobre atender as necessidades e desejos de quem utiliza seus serviços ou compra algum de seus produtos. Mas, quando falamos de um escritório contábil?

Bom, essa máxima pode se valer, porém, é necessário entender o tipo de cliente que está lidando, o que ele busca e principalmente, como atendê-lo da melhor forma.

Por isso, vamos trazer neste artigo, os 6 principais tipos de clientes de um escritório contábil e como fazer para que eles se tornem fiéis à sua contabilidade. Vamos a eles?

1. Cliente iniciante: adote-o como filho para o seu escritório contábil

Esse é o tipo de cliente que mais demanda atenção de seu escritório. Em geral, eles estão abrindo sua primeira empresa, ou usando pela primeira vez um serviço de escritório contábil.

Para eles, o contador é necessário apenas para o imposto de renda e não conhece as outras dores que seu negócio possui.

Portanto, para fidelizar esse cliente, produza conteúdos para conscientizá-los de como o seu escritório pode ser importante, quais outras obrigações ele precisa entregar e como você pode ser importante e estratégico para o sucesso da empresa.

Mostre-se sempre disponível e que conhece os problemas dele.

2. Cliente desorganizado: dor de cabeça, perda de tempo e dinheiro

Quantas vezes você já ouviu algumas dessas frases: “nossa, esqueci!” “Que documento é esse?” “Até quando eu posso te entregar isso?”

Todos sabemos que contabilidade é sinônimo de prazos. São muitas obrigações, registros, guias e documentos. Portanto, quando você se deparar com clientes desorganizados, a primeira medida a ser tomada e ter calma.

Depois, é importante convencê-los de que se organizar é importante, não só para o bom funcionamento da contabilidade, mas também da empresa como um todo.

Uma boa dica é contar com soluções que permitam a integração entre vocês. Existem no mercado, softwares que permitem o envio e recebimento de documentos de forma automatizada. Além disso, essas soluções permitem ainda criar rotinas de lembrete por e-mail, para que os seus clientes não percam nenhum prazo.

3. Cliente que entende de contabilidade

No contraponto dos clientes novatos, existem aqueles que entendem o que a sua empresa precisa entregar em termos de contabilidade. A princípio, eles podem ser menos problemáticos, porém, é necessário ficar atento.

Por entenderem do mercado contábil, eles podem cobrar com excesso as entregas do seu escritório contábil. Em compensação, esses clientes costumam enviar todos os documentos e informações de maneira organizada e dentro do prazo.

Portanto, é necessário estabelecer limites e sempre passar a confiança de que os serviços de contabilidade serão entregues. Para eles, um software que possibilite o acompanhamento das atividades do seu escritório pode ser muito importante.

4. Clientes antiquados são um desafio para o seu escritório contábil

Falamos muito em avanços tecnológicos e futuro, porém, não podemos esquecer daqueles clientes mais velhos e que começaram a trabalhar quando o papel ainda era a principal ferramenta de registros.

Eles tendem a não aceitar muito bem as novas tecnologias e podem gerar problemas, principalmente com prazos. A dica, para esses casos, é ter paciência e diálogo. Eles vão se adaptar à nova realidade, porém, isso não será de um dia para o outro.

Mais uma vez, produzir conteúdos para que eles se acostumem com as novas ferramentas, é fundamental.

5. Cliente nervoso, cuidado com o tratamento

Estes podem ser os mais difíceis de lidar. Geralmente são ríspidos, impacientes e, por vezes, entendem os serviços do seu escritório contábil apenas como uma obrigação.

Para eles, é recomendável paciência e excelência. A única forma de acalmar os ânimos é entregar um serviço de qualidade e ter calma para ouvir críticas.

6. Cliente promotor: sonho de consumo do escritório contábil

Esse é o cliente dos sonhos de todo escritório contábil. Eles, de maneira geral, estão felizes que os seus serviços e divulgam para toda a rede de contato. Lembre-se, eles também precisam de cuidados, pois, tendem a se acostumar com o padrão de atendimento.

Portanto, nunca deixe cair o nível! 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Mastermaq