CLT: Saiba como funciona o processo de demissão do funcionário

0

A maior dificuldade dos líderes de empresa é a realização de demissão de funcionários, por ser um momento ruim é necessário saber em como realizar uma demissão sem cometer falhas. 

Hoje preparamos um conteúdo para você esclarecer suas dúvidas sobre este assunto. 

Estipule um horário para fazer a demissão 

Este ponto é muito importante, pois, isso pode afetar diretamente em como o funcionário vai absorver a notícia. 

O líder ou o responsável pelo desligamento do funcionário não pode demitir o trabalhador logo no início das atividades e pedir para que ele só saia no final do dia, seria uma situação desconfortável, pois ele se sentirá desmotivado a cumprir suas tarefas. 

O ideal é fazer o comunicado no final do dia, levando em consideração que os integrantes da equipe estão indo embora,  ou até mesmo aguardar até a última hora da sexta-feira, pois, isto pode impactar menos na semana de trabalho. 

Comunique a demissão através de uma reunião

Ao tomar esta decisão é importante preparar toda a documentação para calcular o que será pago. 

Estipule tópicos que serão esclarecidos, é necessário compartilhar as informações apenas com os profissionais que participarão da reunião e que estão envolvidos na decisão de alguma maneira. 

Tenha todas as informações em sigilo, para que não tenha dores de cabeça no futuro. 

Seja objetivo 

Para não causar uma situação desconfortável com o funcionário, seja claro com os motivos que pesaram para tal demissão, evite discussões. 

Mantenha o respeito 

Tenha empatia ao desligar alguém da sua empresa, coloque-se no lugar daquela pessoa que está recebendo uma notícia nada agradável. 

Seja profissional, é essencial saber separar as coisas, deixar claro para o funcionário que se trata de uma decisão profissional e não pessoal. 

Tenha testemunhas 

Quando for demitir alguém tenha uma testemunha profissional, seja alguém do setor RH, advogado, ou supervisor de outro departamento. 

Esclareça os passos burocráticos

Deixe claro para o que serve cada uma das documentações sobre a demissão, dê a ele uma cópia com todas as informações relativas às verbas rescisórias. 

Equipe 

É muito importante informar a equipe após uma demissão de um colega, pois,  o clima laboral pode ser de insegurança entre os demais integrantes, isso pode prejudicar o rendimento do funcionário. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira