CNAE: Aprenda como incluir no seu CNPJ

Aprenda como definir e incluir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) no seu CNPJ. Leia este artigo e fique informado.

Ao abrir uma empresa muitas dúvidas podem surgir, é comum não conhecer todos os procedimentos necessários para abertura de uma empresa.

Afinal, os procedimentos são muitos e estão em constante atualização, até os contadores mais experientes podem ter alguma dúvida.

Hoje nós vamos tirar algumas dúvidas frequentes dos empresários iniciantes: Como incluir o CNAE no CNPJ e como escolher o código CNAE?

Leia este artigo até o final e se informe.

O que é código CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou código CNAE, tem o objetivo de classificar as empresas de acordo com as atividades econômicas que essas empresas desempenham, para fins de tributação e outros motivos.

O código CNAE deve estar presente em uma empresa para definir em quais áreas essa empresa atua,  se o código CNAE não estiver em concordância com a atividade da empresa o cliente poderá recusar a nota fiscal e isso geraria uma dor de cabeça desnecessária para o empresário.

Então, fica entendido que o código CNAE deve estar de acordo com a atividade econômica exercida pela da empresa.

Como consultar os códigos CNAE

O código CNAE estabelece todas atividades que podem ter em um CNPJ (Cadastro De Pessoa Jurídica), todos códigos CNAE são aceitos pela Receita Federal.

Como o governo vem criando novas chances para empreendedores informais se regularizarem, basta conferir se existe um código CNAE que está de acordo com o seu empreendimento e se regularizar como um Microempreendedor Individual (MEI), mas confira antes a lista de atividades que podem ser MEI em 2021.

A classificação pode ser consultada pelo Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na página do CONCLA  (Comissão de Classificação), ela é uma página específica para consultar o código CNAE da sua empresa de acordo com a classificação econômica (ou classificações).

Como incluir o código CNAE no CNPJ da empresa?

No CONCLA  você poderá verificar todas atividades econômicas por ordem alfabética, uma empresa poderá ter uma atividade principal e até 99 atividades secundárias. Tenha atenção e registre todos códigos de acordo com as atividades que a sua empresa for exercer.

Para adicionar um CNAE ou vários ao CNPJ da sua empresa, você deverá realizar uma consulta e definir quais serão os códigos, isso será feito pelo portal CONCLA, na aba “Estrutura”.

Lá você poderá encontrar todos os códigos possíveis, definir quais serão as classificações e subclassificações, os códigos primários e secundários.

Procure um profissional

Como sempre orientamos, quando for abrir uma empresa busque a ajuda de um contador. 

Não tente fazer tudo por conta própria, erros em qualquer parte no processo de abertura de uma empresa principalmente na escolha dos códigos CNAE ́ s podem fazer com que você venha a ter problemas futuramente.

Então, comece com o pé direito e busque ajuda de um profissional qualificado.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.