CNAE: Qual o código para registrar minha mercearia?

O CNAE de mercearia, bem como de outras empresas e instituições que atuam no Brasil, é definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla), órgão vinculado ao IBGE.

Quer registrar uma empresa com CNAE mercearia, mas não sabe qual código usar?

Neste artigo, você vai conferir a classificação mais adequada para o seu tipo de negócio e algumas dicas de como ter sucesso no segmento.

Acompanhe a leitura!

CNAE mercearia: qual o código para registrar minha empresa?

O CNAE de mercearia, bem como de outras empresas e instituições que atuam no Brasil, é definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla), órgão vinculado ao IBGE. 

O código é:

  • 4712-1/00: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns.

Conforme as Notas Explicativas do site oficial da Comissão Nacional de Classificação, são compreendidas pelo CNAE mercearia:

“Estabelecimentos comerciais com e sem autoatendimento, com venda predominante de produtos alimentícios variados (minimercados, mercearias, armazéns, empórios, secos e molhados), com área de venda inferior a 300 metros quadrados.”

Veja a lista com as descrições detalhadas:

4712-1/00Armazém varejista
4712-1/00Armazém, comércio varejista
4712-1/00Armazéns varejistas
4712-1/00Empório, comércio varejista
4712-1/00Mercearia, comércio varejista
4712-1/00Mni-market, comércio varejista
4712-1/00Minimercado, comércio varejista
4712-1/00Minimercados
4712-1/00Secos e molhados, comércio varejista

Por outro lado, não são compreendidos por esse CNAE mercearia:

  • Estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios industrializados (lojas de conveniência) além de outros produtos não-alimentícios (4729-6/99)
  • Estabelecimentos comerciais com venda de produtos alimentícios variados (lojas de delicatessen) (4729-6/99).

A boa notícia é que você pode ter um CNAE principal e outros secundários, caso queira aumentar o leque de produtos oferecidos a seus clientes.

Na dúvida, recorra a um contador profissional para ajudá-lo nesse processo.

Como abrir empresa com CNAE de mercearia

Abrir uma empresa com CNAE de mercearia é muito fácil, principalmente se você tiver a parceria de uma boa contabilidade digital

O processo inicial pode ser dividido em duas fases:

  1. A fase de planejamento estratégico, em que o empreendedor precisa definir a localização geográfica, a necessidade de investimento, a contratação de equipes, a expectativa de retorno, etc
  2. A fase de formalização da empresa, que envolve a escolha do CNAE mercearia, o nome empresarial, o registro do CNPJ, os licenciamentos, entre outros procedimentos.

Considerando que você já tenha um plano pronto para colocar em prática, as etapas podem ser resumidas em:

  • Contratação de uma contabilidade online para ajudá-lo com os trâmites burocráticos
  • Definição do porte da empresa, lembrando que Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) podem optar pelo Simples Nacional
  • Definir a natureza jurídica do negócio: Sociedade Limitada, Sociedade Simples, Sociedade Unipessoal
  • Fazer a consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim
  • Fazer a coleta de dados na Redesim, solicitar o registro e as inscrições tributárias, bem como os licenciamentos necessários.

Como ter sucesso em uma mercearia

O sucesso de uma mercearia depende de uma série de variáveis que inclui aspectos internos (gestão, organização financeira) e externos (preço, perfil de cliente, condições de mercado). 

A seguir, confira algumas dicas que podem aumentar suas chances de se dar bem no segmento:

  1. Faça um plano de negócio que contemple a necessidade de aporte de capital, expectativa de faturamento, margem de lucro esperada, estrutura de custos, etc.
  2. Escolha criteriosamente a localização geográfica e o ponto comercial
  3. Invista em marketing e promoções para atrair clientes para a sua loja
  4. Dedique atenção especial ao processo de recrutamento e seleção, principalmente das que serão responsáveis pelo atendimento ao cliente
  5. Atente-se às novidades do setor e adote, sempre que possível, soluções tecnológicas que tornem o seu negócio mais eficiente
  6. Cuide da organização contábil e financeira com a ajuda de uma contabilidade com expertise em empresas do seu porte e segmento.

Quanto uma mercearia paga de impostos

Caso a empresa com CNAE de mercearia seja optante pelo Simples Nacional, a tributação ocorre conforme o Anexo I do regime tributário (empresas do comércio).

As alíquotas nominais são aplicadas de acordo com uma tabela progressiva que varia de 4% a 19%, conforme as faixas de receita.

Abra sua empresa com a Contabilix

Viu só?

Abrir um negócio com CNAE de mercearia não é tão complicado quanto pode parecer.

Ainda mais se você tiver um parceiro que entende as peculiaridades do universo das micro e pequenas empresas, como a Contabilix

Somos uma plataforma de contabilidade online que oferece todas as soluções para que você possa abrir e gerir seu negócio com a máxima eficiência. 

Aqui na Contabilix, abrimos seu CNPJ gratuitamente e 100% pela internet.

Tudo que você precisa fazer é acessar a nossa plataforma e preencher os dados solicitados, e a nossa equipe cuida do resto. 

Fonte: Facilite

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.