Os condutores que tiverem os documentos vencidos durante a pandemia do novo coronavírus, fique sabendo que o Conselho Nacional de Trânsito criou algumas alternativas.

A crise criada pela pandemia, mexeu com a vida de todos, milhões de brasileiros tiveram que aprender a se comportar numa quarentena, coisa que antes jamais foi imaginada por nós e que só víamos em filmes e séries de TV.

Não podendo sair de casa, as pessoas estão preocupadas com assuntos que teriam que resolver agora, um deles, é a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E você deve estar se perguntando como faço para renovar a minha carteira de motorista, se não posso sair de casa?

Os postos do Detran (Departamento de Trânsito) estão fechados temporariamente, impedindo que as pessoas possam fazer a renovação de forma presencial, e que também está impossibilitando a solução de outros serviços, como o licenciamento.

Então, como renovar a CNH?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), está permitindo, desde 19 de março, a circulação de veículos conduzidos por motoristas que tenham sua CNH vencida. Mas, atenção, essa permissão é só para quem teve seu documento vencido em 19 de fevereiro.

Sendo assim, para quem teve sua habilitação vencida antes desse período, serão aplicadas as regras e com certeza, as punições.

Serviços suspensos

Fique tranquilo, outras obrigações foram paralisadas temporariamente em razão do coronavírus. Segundo o Contran, elas só irão retornar quando as agências do Detran estiverem prontas para funcionar novamente, ou seja, ainda não há data definida.

Também foram suspensos

  • Expedição do Certificado de Registro de Veículo (CRV), caso a transferência tenha ocorrido após 19 de fevereiro;
  • Permissão de dirigir (PPD);
  • Serviço de licenciamento, que ainda não tenha sido expirado;
  • Recursos de multas;
  • Identificação de condutor infrator;
  • Defesas e recursos relativos à suspensão;
  • Cassação do direito de dirigir.

A renovação da CNH poderá ser feita online

Algumas pessoas poderão renovar a CNH via Internet em certos estados do país (São Paulo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina). Estes estados já ofereciam os serviços online, antes da pandemia, o que vão continuar fazendo.

dpvat

Para quem mora em uma das cidades citadas, a renovação da carteira de habilitação, poderá ser feita pelo site do Detran. Você irá clicar na aba de serviços online e escolher a opção Renovação de CNH.

Depois siga as orientações e gere a guia de recolhimento referente a taxa de pagamento. Também poderá ser possível acompanhar todo o processo pela Internet.