CNIS passa por manutenção para atualização do eSocial

A nova versão S-1.0 do eSocial foi reprogramada de forma a permitir ajustes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pela Dataprev.

Com a versão simplificada do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), o NIS não mais será informado.

Sendo assim, as possíveis inconsistências na base do PIS/PASEP/CNIS, não serão impeditivas para o envio dos eventos de admissão/cadastramento inicial.

Diante disso, todos os sistemas integrados com o CNIS, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial. Isso ocorre devido à manutenção que começou a ser realizada no último domingo, 20.

Esse procedimento se estende até o dia 5 de julho e tem como objetivo fazer a atualização dos dados para a implantação da nova versão do eSocial, versão S-1.0. Desta forma, veja a seguir as orientações aos usuários. 

Período de manutenção

O sistema não será atualizado pelos eventos do eSocial durante o período de manutenção.

Assim, o CNIS seguirá sendo sensibilizado por eventos de outras fontes, como por exemplo, a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), que é utilizada para informar as remunerações dos segurados da Previdência Social. 

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Recolhimento de impostos na contratação dos empregados domésticos pelo eSocial começou em novembro de 2015. Patrões reclamaram da emissão das guias, devido a problemas no site (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois de ser concluída a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período que o sistema permaneceu sem atualização, serão incorporados à base do CNIS de forma automática.

Os usuários não precisarão fazer novamente o cadastro das informações e também não serão prejudicados. 

Nova versão

O eSocial está passando por mudanças que são voltadas à simplificar o sistema e facilitar o preenchimento de informações, para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias.

A iniciativa está prevista pela Lei nº 13.874/19 e regulamentada pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 82. Assim, ficou estabelecido o novo leiaute conhecido como eSocial Simplificado.

Com isso, o sistema passou por uma redução de mais de 30% no número de campos dos leiautes do eSocial, resultando na simplificação de vários eventos e até mesmo a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas.

Mas diante dos atrasos para concluir as manuntenções necessárias nos sistemas, representantes do governo e do setor privado defendem que seja estabelecido um novo cronograma para início das operações com a versão simplificada.

Com a previsão de concluir a manutenção no banco de dados do CNIS até julho, inicialmente a ideia era retomar o cronograma em setembro, mas ainda não há informações oficiais sobre esses prazos.

eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

Tem como objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual.

Através dele, os órgãos podem registrar suas informações trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS. 

Por isso, o eSocial se refere à uma nova forma das empresas cumprirem suas  obrigações de maneira mais simplificada. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda

Comentários estão fechados.