Código CFOP 7.101 já foi regularizado

Ajuste SINIEF nº 13/22 que reinclui o CFOP 7.101 foi publicado no Diário Oficial

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) faz parte da rotina de todas as empresas que cumprem suas obrigações fiscais. Especialmente, é claro, dos escritórios de contabilidade, que lidam com esse código praticamente o tempo todo. 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) informou que já foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 14/06/2022, o Ajuste SINIEF nº 13/22, que regulariza a situação do CFOP 7101.

O Código Fiscal de Operações e Prestações, o CFOP 7101, havia sido suprimido erroneamente pelo Ajuste do Sistema Nacional de Informações Econômicas Fiscais (SINIEF 03/22).

Enquanto a situação não era regularizada, as Secretarias de Estado da Fazenda estavam orientadas para instruir as empresas que, na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o campo CFOP, para o referido tipo de operação, deveria continuar sendo preenchido com código 7.101. Mas, com a publicação da SINIEF n° 13/22, a situação voltou ao normal.

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP 7.101) tem como objetivo identificar a venda de produção do estabelecimento para o exterior.

O que é CFOP?

O CFOP é utilizado para emitir o documento fiscal de operações com mercadorias e serviços tributados pelo ICMS.

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP)  é formado por quatro números e cada um tem um significado O primeiro número diz respeito ao tipo de operação (entrada ou saída). O segundo dígito informa qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal. Já o terceiro e quarto dígitos especificam o tipo de prestação ou de operação.

O que é Nota Fiscal eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão digital da Nota Fiscal, que foi implementada na legislação brasileira em outubro de 2005 e, de lá para cá, tomou o lugar da nota de papel modelo 1 ou 1-A.

Hoje, a NF-e é obrigatória para boa parte dos empresários e negócios, e tem validade em todo o território nacional.

Ela consiste em um documento emitido e armazenado eletronicamente em formato de arquivo XLM. Sua função é registrar uma operação de trânsito de mercadorias ou uma prestação de serviços entre duas partes.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.