Consultor de investimentos mostra os melhores caminhos para conquistar a independência financeira

O sonho da aposentadoria tranquila, com tempo de sobra para aproveitar a vida, após longos anos de trabalho, pode parecer cada vez mais distante. A reforma da Previdência, que tramitou no Congresso, vai fazer com que o brasileiro se aposente mais tarde e receba menos dinheiro.

A proposta de ajuste do Governo Federal vai conceder o benefício integral da aposentadoria para quem completar 49 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a idade mínima de 65 anos. Ou seja, para ter 100% do benefício – que atualmente é R$ 5.189,82 (com previsão de reajuste de 7,48% em 2017) – com a idade mínima é necessário trabalhar formalmente desde os 16 anos, sem interrupção.

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção Crédito (SPC Brasil) revelou que, excluindo a previdência pública, 60% dos brasileiros com vida economicamente ativa não fazem nenhum tipo de investimento visando a aposentadoria.

O cenário que torna cada vez mais inviável depender da Previdência Social pode servir como um sinal de alerta para mudanças. Investimentos de baixo risco e até a criação do hábito de poupar são alternativas para não depender apenas do INSS no futuro.

O consultor de investimentos Tiago Guedes, dono da empresa de consultoria Investidor Rico , separou cinco dicas que podem ajudar a conquistar a tão sonhada independência financeira:

1.Invista em conhecimento – sempre rende os maiores juros ao longo do tempo

Investir em conhecimento pode ser determinante para seu futuro financeiro. Saber comparar riscos, rentabilidade, taxas e impostos podem representar uma grande diferença nos seus rendimentos ao longo do tempo. Não é preciso ser um especialista em investimentos para conseguir um bom retorno, mas investir em conhecimento básicos de aplicações e em inteligência financeira é um importante passo para não deixar passar as melhores oportunidades e conquistar os seus sonhos.

2. Se pague primeiro – crie o hábito de poupar

Não importa o tamanho do seu salário, crie o hábito de poupar. Separe uma parcela de todos os seus rendimentos como se fosse uma dívida com você mesmo. Além de economizar dinheiro, você ganha com o aprendizado. Adiar a gratificação, trocar prazer hoje por um benefício maior na frente, é um hábito fundamental para uma vida de sucesso em todas as áreas.

“Se você se pagar primeiro sempre, suas chances de alcançar a independência financeira são enormes, pois você terá o hábito de poupar e o tempo ao seu lado”, explicou Guedes.

3. Não deixe para amanhã, comece ainda hoje

Há quanto tempo você está enrolando para começar a poupar? Comece agora! Quanto antes você começar a poupar, menos você precisará investir ao longo do tempo. Com o efeito exponencial dos juros compostos – em que você ganha juros sobre os juros – os pequenos valores investidos desde cedo se tornam grandes montantes ao longo dos anos. O tempo é um dos seus maiores aliados. Faça o dinheiro trabalhar para você e não o contrário.

4. As dicas do gerente do banco vão enriquecer… o banco – Aprenda a investir seu dinheiro

Títulos de Capitalização, Fundos de Investimentos com taxas de administração altas, Fundos de Previdência Privada…. As opções milagrosas de investimentos oferecidas pelos gerentes de bancos podem ser extremamente custosas, comprometendo a sua rentabilidade. As pequenas diferenças nos rendimentos irão mudar drasticamente o seu resultado final.

Obter um ganho acima de 2% em relação às aplicações bancárias oferecidas pelo seu gerente é muito simples: as taxas cobradas pelos bancos são tão abusivas que você consegue esses 2% apenas economizando nos custos.

E investindo diretamente no Tesouro Direto, por exemplo.

5.Tesouro direto é uma ótima opção para quem está começando.

O Tesouro Direto são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional que oferecem diferentes tipos de rentabilidade. Esse pode ser um ótimo investimento para quem está começando. Ele oferece mais segurança e rentabilidade que a Poupança, além de uma grande variedade de títulos, que pode se ajustar melhor ao seu objetivo financeiro.

Via Terra

Comente no Facebook

Comentários