Com perícias suspensas, saiba como proceder com os agendamentos do INSS

0

Depois de várias prorrogações para a volta da perícia médica do INSS, todos estavam esperançosos que o atendimento voltasse na última segunda-feira (14), que foi a última data em que o instituto havia anunciado, entretanto isso acabou não acontecendo.

De acordo com informações da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) existem divergências para o retorno das perícias onde os médicos peritos reclamam da falta de condição necessária para a realização de um atendimento seguro durante o período de pandemia da covid-19.

A reclamação está é devido as instalações das salas de atendimento, inadequadas para o período de pandemia atual. Com isso o INSS anunciou que realizará novas inspeções nos ambientes de perícia afim de atender aos pedidos de adequação feitos pela ANPM.

Segundo o INSS, mais de 100 agências serão inspecionadas, para garantir segurança e seriedade no trabalho feito pelo INSS

De acordo com o órgão, serão inspecionadas mais de 100 agências para garantir a segurança e seriedade do trabalho feito pelo INSS, para que assim o serviço tão essencial ao cidadão volte a ser prestado.

Obrigatoriedade do agendamento

O agendamento junto ao INSS é obrigatório, os segurados não devem comparecer nas agências antes de agendaram o serviço desejado.

Os agendamentos devem ser feitos com antecedência pelo Meu INSS ou ainda pela Central Telefônica 135.

Passo a passo para realizar o agendamento

meu inss

Acesse o portal Meu INSS ( meu.inss.gov.br), disponível também para baixar no celular, quem não tem internet pode ligar para a central 135. 

A página principal do Meu INSS vai abrir e pedir para o usuário se cadastrar, para fazer agendamento não será necessário senha, para prosseguir com o cadastro, clique em “Cadastrar senha”, preencha seus dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”. 

Uma vez logado, a página carregará a  tela de serviços do Meu INSS, logo clique em “Agendamentos/Solicitações”.

Logo abrirá uma página com todos os seus requerimentos. 

Se você não tiver nenhuma solicitação aparecerá “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada” e para agendar um novo pedido de aposentadoria, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito. 

Serviços: Aparecerá uma lista de opções de atentimento, supondo que você queira solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.  

Na próxima tela, é necessário que leia com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato, se tudo estiver ok, clique em “Avançar”.

Na próxima página o INSS irá te informar o necessário para o atendimento. 

O instituto tem até a opção de digitalizar documentos.

Para agendar a perícia médica o usuário terá que escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado.

É necessário preencher também dados referente ao seu trabalho. 

Perícia médica 

Existem duas situações que é necessário fazer a perícia médica: 

  1. É para o requerimento de benefício;
  2. Convocação do INSS para promover a prorrogação ou a interrupção do pagamento. 

A perícia médica é exigida para o auxílio-doença, auxílio-acidente e concessão de aposentadoria por invalidez.