Com quantos anos posso me aposentar em 2021?

0

Várias mudanças foram trazidas pela Reforma da Previdência que aconteceu em 2019, mudanças essas relacionadas aos benefícios concedidos aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.

Para você que está com dúvidas sobre qual a idade mínima que é possível se aposentar em 2021, elaboramos este artigo, confira. 

Como ficou após a Reforma da Previdência? 

Após as alterações trazidas pela Reforma, os benefícios passaram por algumas alterações, o que tornaram as regras mais rígidas para liberação de benefícios, entretanto é necessário lembrar que aqueles que preenchem os requisitos podem utilizar das regras de transição.

Geralmente são cinco regras de transição, porém, três delas têm critérios que vão alterar de ano a ano, por um período e para este ano de 2021 já estão valendo, para saber mais sobre as regras de transição clique aqui.

Atualmente podemos contar com 3 categorias para conseguir a sua aposentadoria após a Reforma, lembrando ser preciso o acréscimo de seis meses ao período mínimo de contribuições ao INSS. 

  • Homens: precisarão ter pelo menos 61 anos e mais seis meses. 
  • Mulheres: vão precisar de 56 anos e mais seis meses. 

Informando que isso é caso você deseje requerer a aposentadoria por idade do INSS. 

Photo by @olly / freepik
Photo by @olly / freepik

Confira a idade e a pontuação para aposentadoria.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas alterações que foram trazidas pela Reforma, confira a idade e a pontuação para aposentadoria. 

Por idade mínima progressiva:

  • Mulheres: Para solicitar o benefício, será preciso ter 56 anos e mais seis meses e ter contribuído por 30 anos.
  • Homens: Em relação aos homens, ter 61 anos e seis meses e ter contribuído por 35 anos.

Por idade:

  • Mulheres: vão precisar ter 60 anos e seis meses para solicitar.
  • Homens: ter 65 anos. 
  • Tanto elas quanto elas vão precisar ter contribuído por 15 anos para se aposentar por idade.

Por pontos:

Será somado à idade e ao tempo de contribuição.  A soma dos dois deve totalizar:

  • Mulheres: 87 pontos 
  • Homens: 97 pontos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.