Como abrir um CNPJ: 10 motivos para você iniciar esse processo e um bônus

0

Quando uma pessoa opta por trabalhar com o que tanto gosta, é importante realizar a formalização do empreendimento, este que também pode ser chamado de cadastro de CNPJ.

Mas você sabe de todos os benefícios de criar CNPJ

Por mais que a informalidade tenha seus benefícios, é importante você entender que este processo vai ser essencial para seu futuro e até mesmo para o crescimento de seu negócio.

Isso porque ao realizar o processo de como abrir CNPJ, vai ser possível ter acesso a uma parcela de benefícios que farão toda a diferença. 

Pensando em falar mais sobre isso, reunimos todos os pontos positivos para que você se convença a procurar informações sobre como abrir um CNPJ.

Ao final do texto, basta realizar seu cadastro de CNPJ com um escritório de contabilidade que entende do assunto. 

1. Criar CNPJ vai lhe ajudar a ter acesso aos benefícios do INSS

Quando uma pessoa é contratada para trabalhar em um local com carteira assinada (CLT), passa então a ter acesso aos benefícios do INSS, como salário-maternidade e auxílio-doença (essenciais para qualquer problema ou condição que impeça uma pessoa de trabalhar durante um determinado tempo). 

Mas se você optou por abrir empresa ou está pensando sobre o processo de como abrir um CNPJ, saiba que também pode ter benefícios como este.

Isso porque todas as pessoas que optam por ter um negócio próprio ou criar CNPJ podem pagar as guias do INSS e ter à sua disposição, estes benefícios que são como uma válvula de escape. 

Ao realizar o processo de como abrir um CNPJ, basta entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e realizar o cadastro para que as guias passem a ser emitidas normalmente.

Se vir a acontecer alguma situação que lhe impeça de trabalhar e gerenciar sua empresa, basta dar entrada no benefício e passar a receber este apoio do governo. 

Lembrando que para ter acesso a isso é necessário estar em dia com este órgão do governo, então não deixe de pagar nenhuma parcela para não ter problemas. 

2. Ao realizar o processo de como abrir CNPJ, você pode oferecer mais opções de pagamento em sua empresa

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão utilizando cartões de crédito e débito para realizar pagamentos de diversos produtos e algumas já optam por deixar a carteira em casa devido ao celular já servir como um método de pagamento (isso feito por aproximação). 

E para conseguir ter uma máquina que aceita pagamentos feitos por cartões dos mais diversos tipos, você vai precisar realizar o processo de como abrir CNPJ.

Isso porque as empresas que oferecem estes produtos exigem que, para que você se torne afiliado, tenha um CNPJ.

Depois de ter um documento como esse, você pode passar a receber os pagamentos de suas vendas em cartão (e parcelar, caso isso seja um desejo da pessoa que comprou seu produto ou serviço). 

Também é possível optar por vender produtos ou serviços de sua empresa por boleto, mas esta forma de pagamento pode levar um tempo (no máximo dois dias úteis) para ser computada na conta de sua empresa.

De todas as formas, você pode conseguir vender mais por meio de um CNPJ, já que vai oferecer opções secundárias de pagamento. 

3. Quem realiza o processo de como criar um CNPJ paga juros mais baixos

Por mais que tenha o total planejamento de seus gastos, pode ser necessário realizar um empréstimo ou até mesmo usar cartão de crédito para sua empresa não deixe de crescer.

E falando sobre os benefícios de realizar o processo de como criar um CNPJ, podemos afirmar que você paga menos se optar por usar os benefícios de uma pessoa que possui um documento como este. 

Isso porque diversas instituições financeiras oferecem melhores condições para empresários devido a estes aquecerem o mercado.

Mas para conseguir pagar menos, você precisa concluir o cadastro de CNPJ perante os órgãos públicos.

Com isso em mente, saiba que a formalização de sua empresa é mais que necessária para ter acesso as melhores condições de juros para realizar compras ou empréstimos. 

4. Você consegue ajuda para ter um bom capital de giro ao realizar o processo de como ter um CNPJ

Sendo o valor que é usado como uma espécie de emergência para que sua empresa não precise ser fechada em um momento de mudança no mercado, hoje em dia é essencial ter um capital de giro.

Mas o que fazer para conseguir acumular o dinheiro necessário, além de fazer as devidas economias? Existem muitos bancos que disponibilizam um valor para seu negócio, mas você precisa ter concluído o procedimento de abrir um CNPJ

Isso porque é importante você entender que, sem um CNPJ, sua empresa não será vista com o profissionalismo que merece.

Então, na hora de solicitar um valor para ter um bom capital de giro para sua empresa, a primeira informação solicitada será o CNPJ, este que conta com informações sobre abertura, regime jurídico e demais dados pertinentes. 

E estamos falando sobre empresas de diversos portes: independentemente de sua empresa ser MEI, ME ou de outros portes, vai ser necessário ter realizado o processo de como ter um CNPJ para enfim conseguir o capital de giro.

Entenda que, ao conseguir abrir um CNPJ para sua empresa, um novo campo de oportunidades será aberto. 

5. Profissionalismo é o que você precisa? Então precisa abrir um CNPJ 

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão fazendo uma checagem sobre uma empresa na hora de comprar um produto ou serviço.

E pode-se dizer que literalmente todo tipo de público pode vir a procurar informações sobre sua empresa, principalmente investidores do mercado que sua empresa está aberta.

Com isso em mente, saiba que você precisa contratar um escritório de contabilidade para realizar o cadastro de CNPJ para sua empresa.

Além de ter acesso a créditos e vantagens especiais apenas para donos de um negócio, você consegue ir mais longe e fazer mais melhorias.

Se possuir documento próprio e que comprova a legalização, você pode conseguir uma parceria de sucesso com grandes empresas e até mesmo não ter problemas na hora de fazer uma mudança para um local maior e que pode receber mais pessoas. 

6. Pessoas que concluíram o processo de abertura de CNPJ possuem acessos a descontos 

Quando um empresário opta por ter um documento como o CNPJ, pode fazer negócio diretamente com os fornecedores, sem depender de um mediador ou revendedor para isso.

Na prática, você pode pagar menos por uma matéria-prima, o que vai resultar em um lucro maior no final do mês. 

E se você precisa de um veículo para realizar entregas ou demais ações relacionadas, saiba que pode pagar menos para fazer essa aquisição se entender como fazer um CNPJ.

Isso porque diversas empresas de automóveis estão oferecendo condições únicas para empresas e a melhor forma de comprovar que você está trabalhando de forma legalizada é ter um documento como este, que é sempre emitido pelos órgãos públicos de sua cidade e/ou estado. 

7. Emita nota fiscal ao ter um documento que garante a legalização de sua empresa

Lembra que falarmos anteriormente que sua empresa pode ser vista com mais profissionalismo ao ter um CNPJ? E isso começa quando você emite nota fiscal sobre tudo o que vende.

Mas para conseguir passar a ter um negócio mais profissional, será necessário ter um CNPJ.

Muitas pessoas valorizam as empresas que realizam emissão de nota fiscal, por mais que a compra não seja de um alto valor.

Com isso, sua empresa passa a ser vista com uma imagem mais profissional, já que ao emitir o recibo de uma compra, prova que está legalizada para trabalhar. 

8. Ao realizar a formalização, você pode contratar quantos funcionários quiser

Com o passar do tempo, pode ser necessário realizar a contratação de pessoas para trabalhar em sua empresa.

Até porque, não é possível que uma pessoa atenda clientes, cuide do caixa e ainda realize uma boa gestão. 

E para não ter problemas como multas devido a ter pessoas trabalhando de forma ilegal, a melhor ação a se fazer é realizar o processo de como fazer CNPJ.

Isso porque ao ter este documento, você vai ter funcionários registrados perante à CLT.

Assim, as pessoas que se tornarem seus colaboradores irão ter acesso a aposentadoria, salário-maternidade etc. 

9. Empresários que possuem CNPJ garantem acesso à capacitações para crescerem cada vez mais 

Conhecimento nunca é demais e se você tiver acesso a isso de uma forma gratuita, por que não optar? As pessoas que possuem um empreendimento legalizado e sabem como tirar o CNPJ ganham uma série de benefícios, entre eles ter uma capacitação que vai impactar no crescimento da empresa. 

Então, a formalização neste caso é mais que necessária.

Também ressaltamos que, se você buscar por investidores que irão colocar dinheiro em sua empresa, o CNPJ irá servir como seu passaporte de empresa.

Então, não perca tempo e passe trabalhar de forma legal! 

10. Elimine a possibilidade de perder clientes ao ter um CNPJ

Realizar vendas e bater todas as suas metas é ótimo, certo? Mas o que fazer para fechar contratos com grandes empresas e até mesmo participar de licitações públicas? A resposta é justamente o assunto deste texto: CNPJ. 

Com um documento que lhe permite emitir notas fiscais e ainda comprova que sua empresa está em dia perante às obrigações legais, você passa a ter vendas cada vez maiores e evita perda de clientes, já que sua empresa não irá trabalhar de forma ilegal.

O CNPJ pode ser considerado a porta de entrada para o sucesso e você não deve deixar isso de lado se deseja ter um negócio que não pare de crescer. 

Bônus: como abrir CNPJ online?

Agora que você já entendeu mais sobre os benefícios de estar com uma empresa formalizada, é importante saber que pode abrir CNPJ online e sem sair de casa. Mas lembrando que estamos falando sobre tipo de negócio MEI, empresas que podem ser abertas pelo Portal do Empreendedor

Para abrir CNPJ online é muito simples: acesse o Portal do Empreendedor por meio de um computador ou celular com internet.

Em seguida, clique na opção “Serviços” e logo depois em “Formalize-se”.

Saiba que alguns documentos serão solicitados, são eles: 

  • Número do CPF e data de nascimento do titular;
  • O número do título de eleitor;
  • Último recibo de entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

Quando for redirecionado (a) para uma nova página, basta seguir os passos e finalizar a formalização de sua empresa.

Ao final do processo, seu CNPJ está disponível para emissão e você passa a usufruir dos benefícios de ter um documento como este.

 Lembrando que uma empresa MEI pode ter até um funcionário e faturar R$ 81 mil dentro do período de um ano. 

Quer saber como abrir um CNPJ e ainda receber apoio na legalização de sua empresa? Conte com os escritórios de contabilidade que são parceiros da Plataforma 4 Mãos! 

Se você deseja ficar longe de toda a burocracia de legalizar ou abrir sua empresa, saiba que um escritório de contabilidade pode ser essencial para isso acontecer.

Possuindo o conhecimento para realizar a formalização de seu empreendimento, tudo o que você precisa fazer é entregar os devidos documentos para o contador e depois esperar que o processo de como abrir um CNPJ seja realizado. 

Não sabe onde encontrar um bom escritório de contabilidade para fazer isso? Converse com a Plataforma 4 Mãos! Funciona dessa forma: você entra em contato com o time de atendimento e informa todas as suas necessidades, logo em seguida a demanda é cadastrada na plataforma e até 4 escritórios de contabilidade podem enviar uma proposta comercial sem que você pague nada por isso. 

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir o contador que irá realizar seu serviço.

Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade, mas intervém no caso de qualquer problema e garante que a demanda será resolvida.

O que está esperando? Preencha o formulário e conclua o processo de como abrir um CNPJ sem muitos problemas! 

E aproveitando, diga para a gente nos comentários: quais os planos para sua empresa crescer?

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.