Abrir uma empresa de sucesso requer medidas estratégicas bem posicionadas, já que nem todas estão estruturadas para o sucesso. Cerca de dois terços das empresas sobrevivem dois anos ou menos no mercado.

Aqui estão 10 etapas necessárias para iniciar uma empresa com sucesso. Faça um passo de cada vez, e você estará a caminho do negócio bem-sucedido das pequenas empresas.

 

Passo 1: Faça sua pesquisa

Provavelmente você já identificou uma ideia de negócio, então agora é hora de equilibrá-la com uma pequena realidade. Sua ideia tem potencial para ter sucesso? Você precisará executar sua ideia de negócio através de um processo de validação antes de ir mais longe.

Para que uma pequena empresa seja bem-sucedida, ela deve resolver um problema, satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado deseje.

Há várias maneiras de identificar essa necessidade, incluindo pesquisa, grupos de foco e até mesmo tentativa e erro. Ao explorar o mercado, algumas das questões que você deve responder são:

  • Existe uma necessidade de seus produtos / serviços antecipados?
  • Quem precisa disso?
  • Existem outras empresas que oferecem produtos / serviços similares?
  • Como são os produtos / serviços da concorrência?
  • Como o seu negócio se encaixa no mercado?

 

Passo 2: Faça um plano de negócios

Você precisa de um plano de negócios para tornar sua ideia comercial realidade. Um plano de negócio é um modelo que guiará seu negócio desde a fase de inicialização até a abertura do estabelecimento e, por conseguinte, ao seu crescimento, e é um procedimento necessário para todos os novos negócios.

 

Passo 3: Planeje suas finanças

Iniciar uma pequena empresa não precisa exigir muito dinheiro, mas isso envolverá algum investimento inicial, bem como a capacidade de cobrir as despesas correntes antes de virar lucro.

Elabore uma planilha com a estimativa dos custos únicos de inicialização para o seu negócio (licenças e taxas, equipamentos, honorários legais, seguros, branding, pesquisa de mercado, estoque, marca registrada, eventos de abertura etc), bem como o que precisará manter sua empresa funcionando por pelo menos 12 meses (aluguel, utilidades, marketing e publicidade, produção, suprimentos, despesas de viagem, salários dos funcionários, seu próprio salário etc).

O total desses números combinados é o investimento inicial que você precisará.

 

Etapa 4: Quanto custa abrir uma empresa?

De acordo com a pesquisa feita pela Firjan, o custo aproximado para abrir uma nova empresa é de R$2.038, lembrando que este valor varia entre os diferentes municípios do país, podendo chegar a uma diferença de até 274%.

Por isso, criar uma estratégia com base em um plano de negócio eficiente, diminuiu o seu investimento inicial e aproxima o seu lucro real.

 

Etapa 5: Escolha e registre seu nome comercial

O nome da sua empresa desempenha um papel em quase todos os aspectos do seu negócio. Certifique-se de pensar em todas as implicações em potencial ao explorar suas opções e escolher o nome da sua empresa.

Uma vez que você escolheu um nome para o seu negócio, você precisará verificar se o nome está disponível ou está atualmente em uso. Registre o nome. Não se esqueça de registrar também o seu nome de domínio, depois de ter selecionado o nome da sua empresa.

 

Etapa 6: Licenças e licenças

A papelada é parte do processo quando você inicia seu próprio negócio.

Você precisará pesquisar quais licenças se aplicam ao seu negócio durante o processo de inicialização, sendo que elas dependem do tipo de negócio que você está iniciando e da sua localização.

Lembre-se que para diferentes tipos de empresas e faturamento existem diferentes taxas e tributos.

 

Etapa 7: escolha seu sistema de gestão ERP

As pequenas empresas funcionam de forma mais eficaz quando possuem sistemas para, dentre outros, criar e gerenciar seu orçamento, definir suas tarifas e preços, conduzir negócios com outras empresas e calcular seus impostos.

Se você decidir começar por sua conta, certifique-se de considerar estas questões que são vitais na escolha do software de gestão .

 

Etapa 8: Definir o local da sua empresa

Definir o seu local de trabalho é importante para a operação do seu negócio, seja ele como um escritório em casa, um espaço de escritórios compartilhados ou privados, ou um local de varejo.

Você precisará pensar sobre sua localização, equipamentos e configuração geral.

Certifique-se de que sua localização adequa-se ao seu tipo de negócio.

Você também precisará considerar se é mais vantajoso comprar ou alugar seu espaço comercial.

 

Passo 9: Prepare sua equipe

Se você estiver contratando funcionários, agora é hora de iniciar o processo. Certifique-se de ter tempo para definir os cargos que você precisa preencher e as funções inerentes a cada cargo.

Se você não está contratando funcionários, mas sim trabalho terceirizado, agora é hora de trabalhar em conjunto com um advogado, para o fim de elaborar um contrato de prestação de serviços que se adeque ao tipo de serviço buscado.

Por último, se você está na estrada das empresas individuais, talvez você não precise de funcionários ou contratados, mas precisará de sua própria equipe de suporte/consultoria. Esta equipe pode ser composta por um mentor, treinador de pequenas empresas ou mesmo sua família, e serve como recurso para conselhos, motivação e tranquilidade quando a estrada ficar acidentada.

 

Passo 10: Promova sua pequena empresa

Com a empresa em funcionamento, você precisará atrair clientes. Desta forma, você poderá começar com o básico, criando um plano de marketing. Em seguida, explore ideias de marketing para que você possa decidir como promover o seu negócio de forma eficaz.

Uma vez concluídas as atividades de inicialização de negócios, você terá todas as bases mais importantes cobertas. Tenha em mente que o sucesso não acontece durante a noite, mas use o plano que você criou para trabalhar consistentemente em seu negócio, e aumentará consideravelmente suas chances de sucesso.

Por https://www.supersoft.com.br

Comente no Facebook

Comentários