Como adaptar o home office para contadores

0

Após o surgimento da crise gerada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, o home office foi uma alternativa obrigatória para muitos setores, sejam eles comércios, indústrias de porca gaiola, construtoras, entre muitos outros.

E claro, os escritórios de contabilidade não ficaram de fora.

Com o avanço da pandemia, muitos negócios do setor começaram a estar em risco, sendo assim, o home office se tornou uma maneira de combater a crise e continuar atuando no mercado a todo vapor, mesmo que à distância.

E se você também é um contador e está na mesma situação, saiba que migrar a sua operação para o home office pode ser um processo muito útil, e que irá proporcionar ótimos resultados, se bem planejado.

Uma vez que o cenário exige ações rápidas, transformar o seu negócio e se adaptar ao novo mercado pode auxiliar sua empresa a se destacar no mercado e se desenvolver.

Pensando nisso, nós elaboramos este post e vamos te mostrar como é possível adaptar o home office para o seu escritório de contabilidade.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Comece pela preparação interna

Antes de mais nada, para que seja possível fazer com que o home office seja produtivo em seu escritório, é essencial começar pela preparação interna, que por sua vez, deve incluir os seguintes aspectos:

  • Organização dos departamentos: verifique quais são os setores que podem trabalhar de casa, e quais profissionais precisam de recursos específicos;
  • Tecnologia necessária: análise a necessidade de softwares, sistemas e programas para manter o funcionamento das atividades à distância (como VPN, acesso remoto, entre outros);
  • Recursos internos: verifique se os seus recursos locais devem ser permanecidos, como aluguel de energia, filtro de ar, móveis, entre outros.
  • Atendimento: é essencial que seu escritório continue com um atendimento de qualidade, por isso, verifique se os processos irão permanecer na pandemia.

2. Mapeie os processos-chave

De nada adianta aplicar o home office para contadores, se os seus processos não estão bem mapeados.

Afinal, quando se trata de trabalho à distância, os colaboradores devem sempre estar resguardados e sem dúvida.

Por isso, comece listando as atividades que possam ser feitas de modo remoto, e as que ainda precisam ser adaptadas.

Essa análise também vale para os processos que são terceirizados, como parcerias com empresas de descarte de eletrônicos.

3. Cuide da segurança da informação

Ao mesmo tempo que os processos estão se tornando digitais, os ataques cibernéticos também crescem.

Por essa razão, é crucial verificar os riscos de segurança de informação e garantir senhas fortes, logins seguros para seus colaboradores, antivírus, entre outros.

Além disso, também é importante realizar reuniões frequentes com a sua equipe de TI para que seja possível realizar os ajustes necessários sempre que possível.

Com essas dicas, você será capaz de transformar o seu trabalho em home office em uma máquina de produtividade!

Agora que você já sabe como é possível adaptar o home office para o seu escritório de contabilidade, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.