Saiba como agendar a prova de vida para não perder a aposentadoria

0

Para que haja a manutenção do pagamento dos benefícios previdenciários é preciso que, a cada ano, os aposentados e pensionistas inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizem os cadastros da denominada ‘prova de vida’. 

É por este meio que os seguros disponibilizados são assegurados, no entanto, o procedimento foi alterado desde o início deste ano com a chegada da pandemia da Covid-19, tendo sido suspenso até o mês de novembro. 

Agora, os beneficiários precisam se organizar para realizar a prova de vida até o próximo mês, no intuito de garantir o recebimento do seguro do mês de janeiro em diante, uma vez que este se trata de um processo obrigatório tanto no Brasil quanto no exterior. 

Agendamento da prova de vida

Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se dirigir à instituição bancária pela qual recebe o benefício, no entanto, é necessário agendar esta visita através do aplicativo Meu INSS, isso porque, mesmo que os primeiros atendimentos estejam previstos para acontecer somente de dezembro em diante, o sistema já liberou a marcação de horários. 

Sendo assim, o beneficiário precisará comparecer à agência no dia marcado munido de documentos pessoais como, a carteira de identidade, de trabalho ou a Nacional de Habilitação (CNH).

Vale mencionar que algumas agências já estão equipadas com a tecnologia de biometria, possibilitando um novo formato de prova, além disso, aqueles segurados que não estiverem em condições de comparecer à uma agência bancária, seja devido à dificuldades de locomoção ou doença, devem solicitar que um terceiro realize a prova por ele, mediante a apresentação de uma procuração devidamente cadastrada junto ao INSS. 

Neste caso, o procurador também precisa fazer o agendamento prévio no site ou aplicativo Meu INSS. 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Serviços presenciais requerem mais atenção 

É importante lembrar que, devido à pandemia do novo coronavírus, o INSS solicita que todo segurado que comparecer à uma das unidades esteja obrigatoriamente usando máscaras faciais de proteção e, se possível, que não vão acompanhados. 

Em contrapartida, o INSS se compromete a disponibilizar álcool em gel 70% para a higienização das mãos tanto dos segurados quanto dos funcionários, além de aferir a temperatura logo na entrada do estabelecimento. 

Todos os cidadãos presentes nas unidades também devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio para evitar aglomerações no local e, assim, combater a disseminação da Covid-19. 

O aplicativo Meu INSS também apresenta informações sobre todos os serviços disponíveis e que podem ser realizados remotamente sem precisar comparecer à uma das agências. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laura Alvarenga