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Como anunciar no Instagram (e por que investir nessa mídia social)

Como anunciar no Instagram (e por que investir nessa mídia social)

01/02/2019 às 13h40 Atualizada em 01/02/2019 às 15h40
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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Você sabe como anunciar no Instagram e extrair ao máximo o poder de engajamento dessa rede social?

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Muito além do compartilhamento de fotos e vídeos instantâneos, o Instagram se tornou um fenômeno mundial e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

A combinação de um povo altamente sociável com a popularização dos smartphones é a receita do sucesso da rede, que perde apenas para o Facebook e Whatsapp em número de usuários brasileiros.

A história de que uma imagem vale mais do que mil palavras continua válida e, no caso dos anúncios no Instagram, uma única foto pode gerar dezenas de milhares de curtidas em minutos.

Neste post, você vai aprender:

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  • Por que vale a pena anunciar no Instagram
  • Quanto custam os anúncios
  • Como anunciar no Instagram passo a passo
  • Planejamento de anúncios.

Quer começar logo sua campanha? Então siga a leitura.

Vale a pena anunciar no Instagram?

Na dúvida se vale a pena anunciar no Instagram, considere que a rede socialsuperou 1 bilhão de usuários ativos no mundo em junho de 2018.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, de maio de 2018, 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.

Dos usuários brasileiros, 63% conferem o Instagram várias vezes ao dia, enquanto 73% dos jovens afirma checar o aplicativo 24 horas ao dia.

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Além disso, 83% dos entrevistados pelo estudo seguem alguma empresa ou marca na rede social.

Quer mais números? O relatório Global Digital Report 2018 da We Are Socialrevela que 27% dos brasileiros estão no Instagram, com um total de 57 milhões de usuários ativos na rede.

Esses dados revelam um crescimento expressivo do Instagram no Brasil e o envolvimento cada vez maior das empresas na plataforma.

Além disso, o engajamento é a principal vantagem do Instagram, pois a rede social apresenta uma grande quantidade de heavy users.

Isso porque o aplicativo é focado em mobile e possui uma linguagem mais simples, que permite interação rápida e oferece um feed de inspirações visuais diárias para seus usuários.

Uma pesquisa da News Whip comprovou o fenômeno ao comparar as curtidas médias de grandes marcas no Facebook e Instagram.

O resultado demonstrou grandes contrastes, como no caso da marca Victoria’s Secret, que possui uma média de 2.078 curtidas no Facebook e impressionantes 283.040 curtidas no Instagram.

Enquanto o Facebook é mais focado em níveis mais profundos de interação, o Instagram é voltado para a captura de momentos.

Como se trata de uma interação imediata, o impacto das imagens é decisivo para o sucesso de anúncios no Instagram.

Além disso, o Instagram tem a vantagem de apresentar anúncios como inspirações entre milhares de publicações de amigos, entregando a mensagem de forma natural e criando uma relação de proximidade entre a marca e os usuários.

Essa confiança e valorização das imagens atraiu mais de 25 milhões de perfis de negócios para o Instagram, segundo dados da Hootsuite.

Atualmente, a rede social conta com 2 milhões de anunciantes, e você já tem motivos suficientes para se juntar a eles.

Quanto custa anunciar no Instagram?

O custo dos anúncios no Instagram depende do orçamento que você determina ao criar sua campanha.

A primeira opção deve ser feita entre um valor diário ou um valor por campanha, ou seja, se você prefere determinar um gasto máximo por dia ou um gasto geralpor um determinado período de tempo.

Nessa etapa, a própria ferramenta informa a quantia máxima que você poderá gastar por semana na campanha.

Nas opções avançadas, você pode escolher entre lances automáticos (a ferramenta define o lance) ou manuais (você insere o valor).

Além disso, também é possível definir se a cobrança será feita por impressão ou CPC (custo por clique).

Para você ter uma ideia, alguns dados levantados pelo eMarketer, em 2017, mostraram que o custo por clique médio foi de US$ 1,28.

Como anunciar no Instagram?

Anunciar no Instagram é mais fácil do que parece, pois as ferramentas são bastante intuitivas e oferecem diversas opções.

Existem basicamente cinco formatos de anúncio: fotos, vídeos, carrossel e histórias e coleções.

Acompanhe o guia prático e aprenda a anunciar na rede social mais promissora:

1. Escolha a forma de anunciar

A forma mais fácil de anunciar no Instagram é pelo próprio aplicativo, promovendo as publicações já compartilhadas na rede social.

Ainda é possível comprar anúncios de parceiros, caso você realmente não tenha tempo para criar sua campanha.

No entanto, a ferramenta mais completa é o Gerenciador de Negócios do Facebook, que oferece recursos avançados para configurar e acompanhar as campanhas (vamos por esse caminho).

2. Configure sua conta no Gerenciador de Negócios

Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie uma conta, caso ainda não possua.

Depois, associe a Fanpage da sua empresa nas configurações básicas.

Finalmente, é só configurar sua conta do Instagram para viabilizar a criação de anúncios.

3. Escolha seu objetivo

O primeiro passo para configurar seu anúncio é escolher entre os objetivos disponíveis, entre os quais estão o alcance, tráfego, visualizações, conversões, envolvimento, etc.

Cada um dos objetivos pode ser enquadrado em reconhecimento, consideração ou conversão, de acordo com o tipo de anúncio.

O objetivo de marketing depende das suas estratégias e determina todo o direcionamento da campanha, por isso, escolha com cuidado.

4. Identifique seu público

A próxima etapa é decidir quem você quer atingir com seu anúncio.

Aqui, o Instagram oferece inúmeras segmentações, tais como idade, gênero, localização, interesses, forma de interação e muito mais.

Dê atenção especial à parte de “Conexões” nas opções avançadas, onde você pode selecionar públicos que curtiram sua página e estão mais próximos da marca.

5. Selecione a rede social do anúncio

Você pode escolher se deseja veicular o anúncio somente no Instagram ou se quer incluir o Facebook.

Depois, é só decidir se quer visualizações somente em mobile ou também em desktop.

6. Determine seu orçamento

Nessa etapa, você determina o quanto quer gastar com seus anúncios e escolhe as opções mais adequadas para a campanha.

Lembrando que as opções são diferentes de acordo com o objetivo de marketing selecionado.

7. Crie seus anúncios

Aqui começa a parte divertida, onde você poderá escolher os melhores formatos e usar sua criatividade para montar os anúncios.

Primeiro, você deve escolher entre os cinco formatos disponibilizados.

Aqui vai uma dica: em 2018, os conteúdos em vídeo já representam mais de 66,2% das impressões de anúncios do Instagram, segundo o relatório do Brandnetworks.

Os vídeos também recebem 2 vezes mais comentários do que imagens e atingem a maior taxa de engajamento (38% maior que as imagens), de acordo com o2018 Instagram Report da Mention.

Além disso, o Instagram passou a permitir vídeos de até uma hora a partir dejunho de 2018 (Exame).

Na hora de escolher seu conteúdo, preste atenção aos requisitos como tamanho da imagem, formato, proporção e tamanho do arquivo.

Depois, você poderá escrever uma chamada e descrição dentro do limite de caracteres, além de escolher um botão call-to-action e uma URL de destino.

Para acertar na criação, estas são algumas práticas recomendadas:

  • Utilize o nome da sua marca como nome da conta e o logo no avatar
  • Inclua a localização do conteúdo na publicação e marque pessoas
  • Publique somente conteúdos criativos e de relevância para o usuário
  • Utilize textos curtos e hashtags de maneira moderada
  • Prefira imagens simples e simétricas com ponto focal bem definido
  • Promova seus anúncios por meio do Stories (histórias)
  • Não ultrapasse a densidade de 20% de textos nas imagens escolhidas
  • Utilize o humor como estratégia para capturar a atenção do usuário
  • Desenvolva um conteúdo que reflita a identidade e personalidade da marca.

8. Acompanhe seus anúncios

Depois de publicar seus anúncios, é importante acessar o Gerenciador de Anúncios com frequência para analisar o alcance, custo por clique e quanto já foi gasto.

Assim, você pode providenciar os ajustes necessários e fazer seu dinheiro render mais.

Planejamento de anúncios do Instagram

Antes de sair criando seus anúncios no Instagram, é muito importante elaborar um planejamento prévio para aproveitar plenamente o potencial da rede.

O planejamento fica mais fácil depois de criar um anúncio de teste, pois você compreende todas as etapas e recursos que a ferramenta oferece.

Como vimos, o próprio gerenciador apresenta os objetivos de marketing e opções de segmentação do público, além de diferentes tipos de orçamento e veiculação.

Logo, basta combinar essas informações em anúncios personalizados com formatos, públicos, objetivos e orçamentos diferentes.

Basicamente, você precisa mapear e definir as seguintes etapas:

  • Campanha: objetivo
  • Conjunto de anúncios: orçamento + período + público + posicionamento
  • Anúncios: texto +imagem + áudio

Além disso, você pode e deve testar vários estilos de linguagem, imagens, layouts, músicas e outros elementos que enriquecem os anúncios.

Com as estratégias previamente definidas, você consegue reduzir custos e direcionar a campanha para o público que realmente interessa.

No fim das contas, as funcionalidades do Gerenciador de Anúncios vão surpreender você pela praticidade e inteligência.

ESCRITO POR
Juliana Spitaliere

Content Manager na ContaAzul. Jornalista e entusiasta do Inbound Marketing, se aventurando pelo universo do empreendedorismo e gestão de negócios.

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