Veja como aplicar uma boa gestão empresarial no seu negócio

0

São tempos arriscados para quem administra um negócio.

Manter a boa gestão empresarial em dia é essencial para diagnosticar a saúde da empresa em diferentes áreas e também facilita, por exemplo, a solicitação de empréstimos – por vezes, necessários para manter a equipe de funcionários, recursos humanos, investir em novos produtos mediante a crise, ou quitar dívidas com fornecedores.

Antes mesmo da pandemia, a gestão empresarial eficiente já sentia a cultura digital bater a sua porta, bem como se adequar aos diferentes atores que fazem parte do dia a dia de um negócio: instituições financeiras, órgãos reguladores, clientes e fornecedores.

Esta complexa malha de operações e transações só continuará a existir daqui para frente se contar com um sistema de gestão que interligue essas partes tão diferentes e dependentes entre si.

Ele orienta o empreendedor na melhor tomada de decisão.

Não à toa, todas as grandes empresas fazem uso de um sistema ERP, enterprise resource planning, há anos, pois é o ideal para economizar recursos, conter gastos e unificar o controle da empresa em um só lugar.

Com o cinto apertado para todos, o empreendedor cada vez mais se dá conta de que precisa de um meio melhor para controlar sua empresa.

Essa nova maneira de pensar o modelo de gestão não está errada.

Sistema de gestão

Incentivar a digitalização também é um desafio em relação às empresas.

Por muitos anos – até pouco tempo, na verdade –, o cliente teve o costume de imprimir todos os documentos, organizá-los em uma pasta e pedir para que um motoboy levasse para o escritório de contabilidade Portanto, a cultura digital também precisa fazer parte do setor administrativo das companhias.

Isso agiliza processos, otimiza o tempo e ajuda a desafogar a lista de pendências, que só tem aumentado nos últimos meses.

Um ERP robusto capaz de reunir em si um verdadeiro sistema de gestão integrado contendo controle financeiro, contábil, faturamento e estoque é o ideal para mapear e conhecer todos os pontos críticos de sua empresa em apenas um local.

Além disso, é importante que haja um armazenamento do banco de dados de dados na nuvem e online, para que a informação não sofra perdas.

Sendo assim, trabalhar em home office não se torna um pesadelo logístico pois empresas Todos os documentos, arquivos e fichas de clientes estão disponíveis para os colaboradores, de modo a facilitar o acesso à informação.

ERP FoxManager

ERP FoxManager surpreende por reunir esses diferentes aspectos que há pouco tempo estavam disponíveis apenas nos grandes players do mercado e para grandes empresas.

Uma empresa pequena, ou média pode ter no FoxManager um grande sistema de gestão.

Além dos já destacados pontos o FoxManager também traz consigo um CRM integrado com funil de vendas para que a prestadora de serviços, ou produtos possa acompanhar o fluxo de vendas até fechar com seus clientes.

Outro diferencial do sistema é o gerenciamento de mensagens do Whatsapp Business, com disparos automáticos para os leads que caírem no seu CRM, o que nos ajuda a ter agilidade no atendimento.

O sistema funciona todo na internet, sem a necessidade de baixar um app.

Como nós sabemos que a escolha de um ERP é um processo que requer cuidado, atenção e muita pesquisa, o Blog FoxManager selecionou alguns pontos a se levar em consideração na escolha de um sistema de gestão para sua empresa.

CLT

Contabilidade em tempo real

Os serviços de contabilidade tendem a ser muito mais digitais, com atendimento remoto e reuniões por videoconferência.

Não existe mais a velha história de solicitar uma informação ao escritório e ficar horas esperando um retorno: o sistema em nuvem permite que seu contador cadastrado por você possa ter acesso à vida contábil e financeira de sua empresa sem maiores complicações.

Ou seja, seu balancete feito em poucos cliques.

Pare um instante e reflita o quanto você já teve de esperar por correções que demoravam dias para chegar a sua empresa? 

Módulo financeiro

O sistema FoxManager permite a análise de dados da empresa, possibilitando o acompanhamento também em tempo real.

É uma ferramenta de gestão compartilhada que, pela integração de informações, permitem agilizar os processos e acompanhar a contabilidade ao mesmo tempo que ela é feita.

Em outras palavras, ele permite que você organize suas contas a pagar, suas contas a receber, criar borderô, emite boletos, faz provisões e parcelamentos de contas dos clientes.

PDV próprio

O famoso Ponto de Venda, ou PDV, traz a possibilidade de ter integrado o controle de sua loja para operar diferentes aspectos da função.

Realize pré-vendas e vendas, faça consultas em outras filiais, habilite preços diferenciados por clientes e crie uma lista de separação. 

Sistema de gestão integrada

Uma boa gestão empresarial nunca deve ter separadas as diversas áreas administrativas do negócio.

Qualquer alteração na saúde financeira da empresa tem impacto em todas os setores – em algumas vezes, até no quadro de funcionários.

Por isso, é preciso enxergar a empresa como um organismo completo.

As instituições financeiras e controle contábil dos órgãos fiscalizadores estão cada vez mais digitalizados, sendo quase impossível obter acesso a empréstimos sem ser capaz de enviar um DRE de sua empresa contendo toda a performance da mesma.

Controle de estoque avançado

O impacto da crise econômica provocada pelo Covid-19 vai deixar suas marcas na economia mundial por alguns anos.

A expectativa é de estagnação ou crescimento próximo de zero de muitos países, inclusive o Brasil.

Por isso, as empresas e indústrias precisam estar atentas quanto a sua gestão de estoque.

Isso porque a logística mundial do supply chain de matéria prima foi alterada pelos eventos da pandemia.

Para balancear insumos ou produtos de entrada no estoque é preciso calcular com rapidez seu estoque máximo e estoque mínimo, fazer uma curva ABC e checar a validade de múltiplos lotes em seu depósito.

Não é uma tarefa fácil ou simples de ser executada.

Conclusões

Em resumo, observe os serviços de acordo com a demanda e o perfil do empreendedor, para todos os portes de investimento das empresas.

Por fim, é preciso que seu serviço faça sentido a longo prazo aos interessados.

Fonte: FoxManager