Como atrair e reter contadores na sua empresa

Por Jennifer Warawa, Vice-Presidente Executiva de Parceiros, Contadores e Alianças da Sage

Com o esperado crescimento do emprego na indústria de serviços profissionais, as práticas contábeis estão sob pressão para competir na guerra por talentos, trabalhando duro para atrair novos profissionais de alto nível – e também para manter seus funcionários atuais, uma cobrança que se provou difícil. Indicativo da nova onda de oportunidades no setor, os serviços profissionais como o de contabilidade estão entre os mais altos em termos de rotatividade de pessoal em 2017, de acordo com uma análise dos dados do LinkedIn extraídos dos perfis de meio bilhão de usuários internacionais do site.

Como o medo de uma escassez de talentos se aproxima, empregar as pessoas certas com a combinação certa de habilidades e fornecer uma cultura que lhes permita prosperar será a chave para o sucesso de qualquer empresa de contabilidade. Aqui estão três passos chave que as empresas de contabilidade podem adotar para atrair e reter os talentos de alto nível do setor:

Reconheça as mudanças do setor com os atuais funcionários e os candidatos

Reconhecer e abraçar abertamente as mudanças na profissão contábil pode ajudar as empresas a atrair e reter a próxima geração de contadores de alto nível. Agora, os profissionais contábeis servem tanto como um recurso financeiro quanto como um conselheiro estratégico de confiança – é oficialmente hora de dizer adeus ao estereótipo de contadores “trituradores de números”. Com isso em mente, é importante posicionar sua empresa como uma que entenda e apoie a mudança de papel do contador.

Na comunicação com os atuais funcionários e candidatos, é essencial ser transparente sobre como a profissão contábil está evoluindo. Seus funcionários podem ficar apreensivos com a redefinição de seu papel, portanto, abrir a porta para conversas francas pode ajudar a esclarecer qualquer equívoco e estabelecer um relacionamento baseado na confiança. Com os candidatos, certifique-se de que eles tenham uma sólida compreensão das habilidades necessárias para prosperar como um contador moderno, dedicando um tempo significativo discutindo elementos de sua função que são mais recentes para o setor.

Além disso, ao discutir com os candidatos como a inovação tecnológica transformou a indústria, as empresas de contabilidade demonstrarão que adotaram uma mentalidade de tecnologia em primeiro lugar, atraindo funcionários com conhecimento digital e colocando a empresa em lugar de  igualdade com seus concorrentes de primeira linha. Em um mundo de dependência digital, isso será um grande passo para atrair e reter os colegas digitais.

Defina o sucesso e equipe seu time com ferramentas para chegar lá

Hoje, os contadores precisam de uma ampla gama de habilidades para ter sucesso, com mais ênfase na proficiência em comunicação pessoal e tecnologia do que nunca. À medida que novas habilidades ganham proeminência na contabilidade como apresentação, gerenciamento de projetos e construção de relacionamentos, os profissionais de contabilidade estão chegando a um acordo sobre o que é preciso para um futuro contador ser bem-sucedido, avaliando cuidadosamente como eles se encaixam no quadro geral dessa redefinição.

Uma das maneiras mais eficazes de atrair e reter os melhores talentos é fornecer um caminho claro de desenvolvimento de carreira e treinamento – como o caminho para a parceria. Um desafio que muitas empresas de contabilidade enfrentam é que os funcionários de nível médio geralmente se desiludem à medida que progridem. Tornar-se um parceiro sendo visto como o objetivo final, fornecer aos colegas uma rota clara e viável para esse marco – e realizar revisões regulares para monitorar seu progresso ao longo do caminho – pode ser o passaporte para a retenção de membros valiosos da equipe.

Depois de definir claramente o sucesso de um contador, providencie para que seus funcionários tenham acesso às ferramentas necessárias para chegar lá. Por exemplo, com a adoção da tecnologia ocorrendo em um ritmo mais rápido do que nunca, os contadores do futuro ficarão muito mais confortáveis ​​com a tecnologia do que seus predecessores. Invista em reciclagem para ajudar os funcionários a se sentirem confiantes em fazer negócios com novas tecnologias como inteligência artificial e robôs. Já, para aqueles mais à vontade com a tecnologia e em fornecer informações financeiras em lugar de construir relacionamentos com clientes, considere desenvolver um programa de mentores, unindo indivíduos com aqueles que buscam orientação.

No processo de contratação, esteja particularmente atento às diversas habilidades necessárias para ter sucesso e considere procurar fora do escopo padrão de talentos – além das qualificações tradicionais de contabilidade – para construir uma empresa com a combinação certa de conhecimento. Em última análise, se as organizações não moldarem seus funcionários para o sucesso e não definirem exatamente como eles podem progredir, correm o risco de perdê-los para empresas que o fazem.

Garanta que seu pessoal se sinta valorizado e motivado

A chave para o sucesso de qualquer empresa de contabilidade será empregar as pessoas certas com a combinação certa de habilidades e fornecer uma cultura que lhes permita prosperar. Concentre-se em trazer conhecimento e experiência digital para a prática junto com o pensamento estratégico e crítico e crie a cultura certa da empresa para proporcionar uma experiência de trabalho envolvente.

Para promover a cultura positiva da empresa, comunique-se abertamente com os funcionários para ter uma noção do que os motivaria no local de trabalho. Quase metade (47%) dos respodentes de uma pesquisa com o time de funcionários da Sage disse que nunca foi perguntado por seu empregador como eles podem melhorar sua experiência de trabalho. Enquanto isso, 66% dos entrevistados da mesma pesquisa acreditam que ser valorizado e reconhecido é o aspecto mais importante do emprego. Além disso, experiências positivas da equipe são importantes para 92% dos funcionários, o que destaca o quanto as empresas devem levar isso em conta se quiserem contratar os melhores e mais brilhantes – e mantê-los.

Ao fornecer oportunidades de desenvolvimento claras, focando nas necessidades dos funcionários e buscando recrutar uma nova gama de habilidades, as empresas podem se colocar na melhor posição para atrair, reter e desenvolver os talentos certos, agora e nos próximos anos.